Maratonas at Blog Ayrton Marcondes

Maratonas

deixe aqui o seu comentário

Alguns amigos participam de maratonas. São 42 km a percorrer, lutando contra o tempo. A filha de um amigo acaba de ficar em trigésimo lugar na maratona de Porto Alegre. Isso na classificação geral. No grupo dela alcançou o oitavo lugar.

Confesso que detesto exercícios físicos. A coisa chega a absurdos. Por exemplo: evito passar por ruas nas quais existem academias. Ver aquela turma pedalando nas bicicletas me dá nos nervos.

Outra coisa é correr. Até perto dos 30 não me exercitava. Depois passei a correr. No começo parecia-me que morreria pela falta de ar. Mas, de quilômetro em quilômetro, cheguei a correr 20 pelo menos três vezes por semana.

Adoro correr. Fone de ouvido, com boa e movimentada música, contribui para acelerar o passo. As neuras também. A distância a percorrer tem que ser religiosamente completada. Parar com apenas 1 metro a menos invalida tudo. A sensação é de não ter corrido. Neuras.

Eu corria num parque, nos finais de tarde. Tinha um sujeito que corria lá, na mesma hora. Até parecia que marcávamos encontro. Eu saia correndo para um lado do circuito e ele no sentido contrário. O cara corria bem melhor e mais que eu. O fato é que a cada volta completada ele chegava ao ponto médio bem antes que eu. Assim, o cara ganhava sempre.

Bem. Aconteceu-me tirar férias nas quais treinei muito numa região montanhosa. Quando voltei fui ao parque no horário de sempre. O cara estava lá. Começamos a correr em sentidos opostos, como sempre. Para surpresa dele fui o primeiro a chegar ao ponto médio. Nas voltas seguintes fui ganhando terreno.

Até aquele dia eu e o meu competidor não tínhamos trocado uma só palavra. Quando venci ele não se conteve. Queria saber como eu alcançara o feito. O cara não se conformava. Era bem mais neurótico por corridas que eu.

Hoje, na “Folha” o colunista Nizan Guanaes escreve sobre maratonas. Conta que chegou a pesar 200 kg. Tinha insônia, passava mal. Hoje é um triatleta. Diz que a maratona obriga o corredor a abandonar tudo o que é desnecessário nessa vida. Isso torna o empresário muito mais focado. Uma maratona exige planejamento, estratégia, e muita disciplina, coisas de que um bom empresário necessita. Daí que, segundo o Guanaes, correr é um novo MBA.

Escrito por Ayrton Marcondes

14 agosto, 2018 às 1:57 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta