Água em Marte at Blog Ayrton Marcondes

Água em Marte

deixe aqui o seu comentário

De todos os planetas o mais ambicionado pelos humanos é Marte. O planeta vermelho poderia abrigar vida e, talvez, vir a ser colonizado. Antes da chegada da primeira sonda Mariner 4 à Marte, em 1965, supunha-se a existência de canais no planeta e atribuía-se o vermelho a um tipo de vegetação.

A atração pelos mistérios de Marte ensejou muitas obras de ficção científica. No passado os cinemas exibiam, após o término dos filmes, episódios do seriado “Flash Gordon”. Nesse seriado Flash e sua turma encontravam vida inteligente no planeta vermelho. Marte também faz parte da série “Odisseia no espaço” na qual a tripulação da nave Pegasus visita planetas. O primeiro planeta visitado é justamente Marte onde os viajantes do espaço desembarcam, enfrentam tempestade de poeira e encontram água.

Recentemente, pudemos ver nas telas o filme “Perdido em Marte”, história de um astronauta deixado no planeta onde consegue sobreviver, cultivando vegetais. Nesse filme as imagens de Marte foram cridas utilizando-se imagens reais obtidas pela Nasa. A aventura do astronauta Mark Watney (Matt Damon) é interessante e as cenas vividas por ele, fora da Terra, instigantes.

Mas, chega uma notícia não ficcional sobre Marte: após anos de investigação cientistas descobriram água no planeta vermelho. Trata-se de um reservatório de água líquida fato que aumenta as chances de possibilidade de vida no planeta. É um lago de cerca de 20 km de diâmetro cuja profundidade se desconhece. Localiza-se sob uma camada de gelo, próxima ao Polo Sul de Marte e certamente contém alguns milhões de litros de água.

Há pouco foram divulgadas duas pesquisas realizadas por cientistas da Nasa. Eles usaram dados enviados pelo jipinho Rover que coleta dados em Marte, desde 2012. No primeiro estudo foi comprovado a existência do gás metano. No segundo a presença de compostos orgânicos incrustados em rochas.

Caso um dia se encontrem sinais de vida em Marte supõe-se que se trate de vida bastante precária. Nada dos homenzinhos de baixa estatura imaginados por um cientista italiano nos primeiros anos do século passado.

Escrito por Ayrton Marcondes

25 julho, 2018 às 3:11 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta