No Instagram at Blog Ayrton Marcondes

No Instagram

deixe aqui o seu comentário

Imagino que pessoas especializadas dediquem boa parte de seu tempo no estudo das mudanças do mundo. Aliás, com muita ênfase na velocidade das transformações. Num mundo em que se anunciam viagens turísticas ao espaço, veículos transitando sem motoristas etc. nada parece impossível no terreno das novidades, algumas delas até assustadoras. Do jeito que as coisas andam não será demais se pensar num tempo em que até a própria morte virá a ser driblada.

Hoje em dia você se depara com crianças de 5 anos de idade muito hábeis no manejo de ipads e smartphones. Acessam a internet com a maior facilidade, circulam no banco de trás dos carros, celulares nas mãos, caçando pokémons… Para as gerações recentes é inimaginável um mundo sem internet e celulares. Aquela coisa de pedir à telefonista para completar uma ligação certamente fará, para essa turma, parte de ficção muito pouco confiável.

Creio que a geração conhecida como ”baby boomers” - os carinhas que nasceram nos anos imediatos que sucederam o fim da Segunda Guerra - terá sido premiada por crescer durante as profundas transformações decorrentes do avanço da tecnologia. Entre outras, essa geração viu o homem chegar à Lua e o espantoso progresso das comunicações. Por fazer parte dela tenho comigo a impressão de que nada mais poderá me espantar exceto, talvez, a chegada de seres extraterrestres portadores de novidades hoje inimagináveis.

Ledo engano. Pois não é que me surpreendi - e muito - ao tomar consciência de acontecimentos relacionados às redes sociais? Como se sabe celebridades contam com milhares de seguidores no Instagram. É bem isso: milhares. Cristiano Ronaldo, agora craque da Juventus da Itália, conta, por exemplo, com 133 milhões de seguidores. Vejam bem: 133 milhões de seres humanos acompanham as postagens de fotos no Instagram de Ronaldo. Mas, e se eu quiser postar uma foto minha no Instagram de alguma celebridade? Ah, tudo bem, isso é baratinho. No de Cristiano Ronaldo uma postagem de foto pode ser feita pela bagatela de R$ 2,8 milhões. O quê? Isso mesmo, 2,8 milhões de reaizinhos e a sua foto aparecerá lá.

Depois da Copa fala-se muito sobre Neymar que anda em baixa em termos de popularidade. Hoje foi publicada, pela FIFA, a listagem dos 10 mais do futebol e Neymar não faz parte dela. Mas, o cara continua bem firme no Instagram. Ele tem 101 milhões de seguidores. E cobra mias barato para incluir uma foto de alguém nas suas postagens: R$ 2,2 milhões.

E eu que pensava já ter visto de tudo.



Deixe uma resposta