Água com açúcar at Blog Ayrton Marcondes

Água com açúcar

deixe aqui o seu comentário

Na falta de sono meio comprimido de calmante. Se não funcionar, a outra metade. Indutores do sono são indicados para quem não consegue adormecer.

Uma amiga me conta que seu problema é diferente. Deita-se sempre às 11 da noite e logo pega no sono. Invariavelmente acorda às duas da madrugada. A partir daí torna-se impossível para ela conciliar o sono. Acaba se levantando, anda pela casa, liga a televisão e só volta para a cama quase ao amanhecer. Então dorme. Mas, o despertador a acorda às 8 da manhã, hora de sair para o trabalho.

A insônia atinge número muito maior de do que se imagina. Não sei se há base científica para afirmar, mas a coisa parece ser, também familiar. Pelo menos na minha família existem casos e casos de pessoas com dificuldade para adormecer. Uma tia, já falecida, passava as madrugadas andando pela casa. Em certas noites precisava de companhia dado que gostava muito de conversar. Muitas vezes fui acordado por ela para jogarmos um papo. Sentávamos à mesa da cozinha, comíamos alguma coisa e falávamos sobre assuntos do dia. Até dar sono.

Os noctívagos não se dão bem com os horários do mundo. Para eles a rotina de ficar acordado de dia e dormir durante a noite torna-se complicada. O relógio biológico dessas pessoas funciona de modo diferente. São mais produtivas nas madrugadas e preferem dormir quando há sol alto.

Certas atividades não se coadunam bem com o esquema dia e noite. Pessoas que trabalham por turnos veem-se obrigadas a passar noites acordadas, seguindo-se dias nos quais voltam ao que se considera rotina normal. O organismo paga tributos por isso.

Há quem use a mistura de água com açúcar como calmante. Hábito antigo, ainda permanece nos dias atuais. Um susto, notícia ruim, descontrole emocional, a água com açúcar seria um bom remédio nessas situações. Pode funcionar como placebo. A convicção de que a mistura funciona em situações estressantes de fato pode ajudar. Demais existe o sabor adocicado sempre ligado a coisas boas. Mas, afora efeitos psicológicos, não existem fundamentos que justifiquem o uso de água com açúcar para aplacar o nervosismo.

Escrito por Ayrton Marcondes

21 junho, 2018 às 12:39 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta