Cadê a turma? at Blog Ayrton Marcondes

Cadê a turma?

deixe aqui o seu comentário

O meu termômetro é o baixinho, dono do bar da esquina, na minha rua. Vai chegando o início da Copa e o cara se enche de patriotismo futebolístico. Acontece há pelo menos três copas, tempo decorrido desde que mudei para a minha casa atual.

Feita a convocação o baixinho inicia suas atividades. De cara imprime nas paredes de fora símbolos da CBF. O colorido se arrasta ao meio fio onde ele manda desenhar um enorme distintivo da seleção. Até aí tudo bem. Em verdade o baixinho quer mesmo é atrair clientes para assistir aos jogos da Copa em seu bar no qual, aliás, existe uma TV de 50 polegadas. Sabem como é, jogo rodando, cervejas rolando, petiscos saindo para todas as mesas.

Mas, como disse, até aí tudo bem. O diabo mesmo é o alto-falante que o baixinho instala na rua. Através desse “maravilhoso” equipamento passamos a ter a oportunidade de ouvir, alto e bom som, hinos e toda sorte de músicas relacionadas ao futebol. Por horas a fio. É de enlouquecer.

Pois neste ano as coisas estão meio paradas. A menos de um mês do escrete canarinho estrear na Copa o baixinho não moveu um só dedo apara alegrar a vizinhança. Pelo jeito que as coisas andam a freguesia do bar terá de se contentar com uma Copa sem tantos comemorativos.

Aliás, em que dimensão se perdeu a emoção e o interesse dos brasileiros pela Copa? Teria sido aquela vergonhosa humilhação diante da seleção alemã, o 7X1, a causa do desencanto da torcida? Por que, queira-se ou não, a verdade é que a Copa a se iniciar não tem sido o assunto nas rodinhas. Fala-se sobre crise, corrupção, Lava Jato e até de jogos entre equipes no Campeonato Brasileiro. Mas, sobre o magno evento do futebol que acontecerá em junho muito pouco.

Pesquisa realizada pelo Instituto Paraná indica que 65% dos brasileiros não estão, ou muito pouco, interessados na Copa do Mundo da Rússia. O brasileiro está cansado de seu país, é o que se diz.

Não sei não. De repente as coisas podem mudar de rumo. Quem sabe no momento da estreia na Copa a velha mágica que envolve a seleção nacional renasça. Mas, a se confiar nas pesquisas e no que se diz por aí, não sei não. O jeito vai ser ver o que baixinho do bar fará nos próximos dias.



Deixe uma resposta