O brasileiro e o futebol at Blog Ayrton Marcondes

O brasileiro e o futebol

deixe aqui o seu comentário

Aproxima-se mais uma Copa do Mundo e os brasileiros torcem pela reversão do último vexame. Fomos estraçalhados pela seleção alemã em pleno Mineirão: 7 x 1.

As esperanças estão ao lado do técnico Tite que fez renascer o famoso “escrete canarinho”. Sob o comando de Tite a seleção nacional classificou-se me primeiro lugar, na América, para a Copa que terá lugar nos gramados russos. Jogadores brasileiros de destaque nos campeonatos europeus vestirão a camisa da seleção nacional e espera-se consigam trazer mais uma vez o caneco ao país.

Entretanto, pesquisa recente revela que 41% dos brasileiros não se interessam pelo futebol. Esse número era de 31% em 2010. O aumento de 10% em oito anos é de fato preocupante.

Onde a febre que arrasta multidões aos estádios e gera o consumo de toda sorte de produtos e produções ligadas ao futebol? Teria a permanente crise brasileira desanimado os torcedores a ponto de não se importarem com o futebol?

Muitas razões podem ser citadas para o atual desinteresse. Prefiro apegar-me a uma delas: a baixa qualidade do futebol praticado entre nós. De fato, os jogos de campeonatos nacionais tornarem-se sonolentos. Raramente surgem os grandes jogadores capazes de improvisos que impulsionam as torcidas. Além do que não há como comparar o futebol hoje aqui praticado com o que se joga na Europa. Dias trás ouvi de um repórter que trabalha no velho continente que nunca se viu nos gramados europeus jogos de tão alta qualidade. Equipes como o Barcelona, o Real Madri, o Liverpool, a Roma e tantas outras protagonizam embates realmente inesquecíveis. Enquanto isso por aqui segue-se rotina modorrenta, com jogos nos quais são raros os momentos de emoção.

Verdade que os tempos são outros. O país não é o mesmo de 1958, ano em que ganhar jogo numa Copa parecia ser questão de vida ou morte. Acompanhavam-se partidas pelo rádio, torcendo loucamente pela seleção nacional. Ainda hoje se fala sobre a inesquecível derrota de 1950 quando mais de 150 mil pessoas boquiabertas viram o Uruguai sagra-se campeão em pleno Maracanã.

Soluções existem para renovar o espírito futebolístico dos brasileiros. Entre elas a doção de medidas sérias em relação a dirigentes, enfim , os homens que comandam o futebol.

Escrito por Ayrton Marcondes

7 maio, 2018 às 10:38 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta