A saga dos heróis at Blog Ayrton Marcondes

A saga dos heróis

deixe aqui o seu comentário

Com alguma frequência o cinema americano busca em fatos reais enredos para suas produções cinematográficas. Por essa via ficamos sabendo de trajetórias plenas de heroísmos nas quais, em nome da pátria, soldados arriscam suas vidas e alcançam verdadeiros milagres.

É o que acontece no filme “12 Strong” entre nós exibido como “12 Heróis”. A trama se passa imediatamente após o ataque às Torres Gêmeas em New York, acontecida em 2001. Como se sabe, sob o comando de Bin Laden terroristas derrubaram as duas torres em pleno coração de Manhattan. A ousadia dos terroristas causou estupor em todo mundo. Começava aí a caçada a Bin Laden que só viria a terminar anos depois, no governo de Barack Obama. Em 2001 suspeitava-se que Bin Laden escondia-se no Afeganistão, país em permanente conflito sob ação de grupos como o Talibã e a Al- Qaeda.

Em “12 Heróis” a trama se passa no período imediatamente ao 11 de setembro. Um grupo de 12 soldados, comandados pelo capitão Mitch Nelson, é enviado ao Afeganistão para desempenhar uma missão praticamente impossível. Cabe a eles convencer o comandante da Aliança do Norte, Rashid Dostum, a aliar-se aos estadunidenses no combate aos grupos terroristas que operam no Afeganistão.

A partir daí assiste-se a uma sequência quase inimaginável de atos da mais pura bravura. Apenas 12 soldados, trilhando caminhos inóspitos ao lado das tropas de Dostum, enfrentando os perigos de ferozes batalhas. Embora um dos soldados tenha ferimento grave nenhum dos 12 heróis morre durante a ação.

Como se disse o filme baseia-se em fatos reais e não existem motivos para duvidar deles. Entretanto, não deixa de chamar a atenção o modo como a indústria do cinema trata e cuida do amor ao seu país. Filmes de ação como “12 heróis” haverão de despertar nos jovens o sentimento de viverem num país vitorioso no qual cidadãos arriscam suas vidas em nome do bem-estar comum. Num momento em que Mitch Nelson e Dostum discutem o general afegão decide afastar suas tropas do combate. A partir daí o final da campanha fica a cargo dos 12 heróis. Serão eles contra milhares de terroristas. Ainda assim o capitão americano decide prosseguir porque cabe ao seu grupo impedir que novos ataques ao seu país voltem a ocorrer. Munidos dessa certeza os 12 homens prosseguem na luta.

Os “12 Heróis” é um bom filme de ação. Se as cenas de guerra são algo que já vimos nas telas, ainda assim a trama nos atrai pelo desejo de verificar no que aquilo tudo vai dar. E o final acontece dentro do que se espera.

Escrito por Ayrton Marcondes

23 abril, 2018 às 1:56 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta