Futebol e emoção at Blog Ayrton Marcondes

Futebol e emoção

deixe aqui o seu comentário

Ontem Santos e Corinthians empataram no Pacaembu. O Santos com um time de jovens arrancou o empate no segundo tempo.

Os jornais noticiaram sobre o famoso jogo, realizado em 1968, entre as duas equipes. Naquela ocasião o Corinthians não vencia o Santos há 11 anos. Eram os tempos em que Pelé vestia a camisa santista. Mas, o Corinthians havia feito contratações importantes, entre elas a Paulo Borges. E, no Corinthians, jogava ninguém menos que o grande Rivelino.

Foi um jogaço. Pacaembu lotado, jogo difícil. Até que, no segundo tempo, Paulo Borges recebeu a bola na esquerda do ataque corintiano e desferiu portentoso chute. A bola balançou as redes santistas e o Pacaembu veio abaixo.

A razão de ser desse texto é justamente o momento do gol de Paulo Borges. Eu era um dos milhares de espectadores daquela memorável partida. Ainda hoje me recordo com clareza do momento em Paulo Borges enviou a bola ao gol do Santos. Mais que isso, o importante é o que aconteceu a seguir. Havia na garganta da torcida corintiana um grito contido durante 11 anos. Esse grito jactou-se com inigualável furor no momento do gol. Tamanho delírio não terei presenciado em nenhuma outra ocasião em que eu compareci a estádios de futebol. Tamanha a loucura que pessoas atiravam ao ar o que tinham nas mãos. Então surgiram as marmitas… Marmitas voando. A gente sofrida que pagava o preço mais baixo das gerais alcançava seu momento de glória. Repito: uma loucura.

Ficaram na memória aqueles momentos de transcendência. O ano era 1968 em cujo final estava nos reservado o AI-5. Eu era um desses estudantes que viera do interior tentar a sorte na capital.

O Corinthians ainda fez o segundo gol, marcado pelo centroavante Flávio. Na volta para casa, dentro do ônibus, muita festa. O tabu havia sido quebrado.

Escrito por Ayrton Marcondes

5 março, 2018 às 11:44 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta