Estupros at Blog Ayrton Marcondes

Estupros

deixe aqui o seu comentário

Aberta a caixinha de surpresas com a denúncia de estupros por famoso e poderoso produtor da indústria do cinema norte-americana eis que reputações até hoje consideradas ilibadas veem-se manchadas por séries de acusações que contra elas se avolumam. Identifica-se o modus operandi que alicerça o ritmo das denúncias de estupro: depois que uma das vítimas vem a público dizendo ter sido estuprada por alguém outras se encorajam e, também, se identificam. Não deixa de ser impressionante, por exemplo, como de poucos dias para cá se somam vítimas agredidas sexualmente pelo ator Kevin Spacey . Trata-se em geral de pessoas que sofreram assédio por parte do ator quando ainda rapazes. Tantas são as vítimas que não resta a Spacey senão desculpar-se e dizer que procura tratamento para o seu terrível comportamento.

A indústria do cinema prontamente reage às acusações, punindo de modo exemplar os infratores do código moral. Kevin Spacey, ganhador do Oscar, está sendo severamente punido. O encerramento da série “House of Cards” por ele estrelada e o apagamento das cenas em que aparece num filme a ser em breve lançado são ações punitivas numa carreira que pode ser considerada encerrada.

Mas, novos casos aparecem no mundo do cinema onde o poder de alavancar ou destruir carreiras de atrizes serve como moeda de troca de favores sexuais. Hoje o conhecido comediante Louis C. K. foi acusado de se masturbar diante de mulheres. Em reportagem publicada pelo New York Times cinco mulheres acusaram o comediante do mesmo ato.

A verdade é que assédios e práticas de sexo não consensual fazem parte do dia-a-dia, havendo ou não uso de situações hierárquicas nas quais algumas pessoas, na maioria das vezes mulheres, acabam cedendo a pressões para não serem prejudicas em suas carreiras e empregos. No passado soube do caso de funcionária de um banco que viu=se ameaçada de ser demitida pelo seu superior caso não cedesse aos seus avanços de natureza sexual.

As manchetes abaixo fazem parte do noticiário publicado hoje no site G1 da Globo:

“Funcionária de prefeitura acusa secretário de assédio e é demitida”.

“Jovem estuprada denuncia pai e é rejeitada pela família”.

“Guia de turismo é investigado por abuso e assédio a três mulheres”.

“Portia de Rossi relata assédio de Steve Segall em teste para filme”.

“Ator Corey Haimm acusa Charley Sheen de pedofillia”

“Mais uma mulher acusa ator de “Gossip Girl” de estupro”.

Como se observa infelizmente estupro é o tema recorrente na mídia. Na TV um comentarista sugere que, na verdade, isso sempre aconteceu. Ocorre que, atualmente, a proliferação de meios de comunicação tem incrementado a exposição de estupradores, pedófilos e toda sorte de criminosos sexuais. Daí o triste noticiário que presenciamos cujo fim não se tem expectativa de que venha em breve a acontecer.



Deixe uma resposta