Aparecida at Blog Ayrton Marcondes

Aparecida

deixe aqui o seu comentário

Todos os caminhos conduzem a Aparecida. A fé move romarias que percorrem distâncias por vezes inimagináveis. A pé, em cavalos, nos ônibus e carros milhares de fiéis se aglomeram em torno da santa milagrosa. Aparecida resume a fé do povo brasileiro.

Comemoram-se os 300 anos desde que a imagem da Santa foi encontrada por pescadores nas águas do Paraíba. De lá para cá construiu-se uma longa história de acontecimentos, milagres e interesses que pegaram carona no entorno da fé.

Ainda menino estive com minha mãe na Basílica Velha, desde logo muito pequena para atender à demanda de fiéis que visitavam o Santuário. Não me sai da memória a multidão acotovelada que me cercava, a rarefação do ar que me levou a desmaiar. Tornei a mim já fora da igreja, minha mãe a meu lado, socorrendo-me. Não sei que idade tinha na ocasião.

Poucos anos depois morei em Aparecida e acompanhei de perto os acontecimentos relacionados à religiosidade local. Lembro-me de que o subsolo do prédio da escola onde estudava abrigava grande contingente de peças deixadas na cidade por gente que se curara de seus males. Muletas, cadeiras ortopédicas e outras peças compunham verdadeiro arsenal de comprovações de milagres atribuídos à Santa.

Ainda estudante estive presente no momento do lançamento da pedra fundamental de uma das partes da futura Basílica de Aparecida. Ali estavam autoridades e padres que se postavam diante de um sonho realmente grandioso. A maquete da Basílica que hoje existe, projeto idealizado pelo arquiteto Benedito Calixto Neto, dava-nos ideia da monumental construção que doravante envolveria recursos de fiéis e mesmo públicos.

Quem se aventura pela via Dutra hoje em dia depara-se com o a maior templo católico do país, menor apenas que a basílica de São Pedro, em Roma. A igreja de proporções gigantescas reúne espaço suficiente para abrigar os milhares de fiéis que a ela acorrem, vindos de todas as partes do país. A padroeira protegida por um forte cofre recebe multidões que passam por ela, fazendo pedidos e agradecendo por graças recebidas.

Espera-se para amanhã, dia 12 de outubro, a presença de cerca de 200 mil pessoas em Aparecida por ocasião dos 300 anos da padroeira. Difícil saber o que existe de realidade em tantos milagres relatados ao longo desse longo tempo. Mas, é de se ver a comoção que envolve os romeiros agradecidos pela oportunidade única de estarem próximos da padroeira.

Outras religiões simplesmente abominam o culto a imagens. Por sim ou por não vale lembrar de que, de todo modo, é espantosa a energia que se emana de um lugar como a Basílica de Aparecida. Estar junto a uma multidão que se reúne em torno da fé gera algo, energia forte, bastante perceptível. Não há como sair indiferente a uma visita à Basílica de Aparecida.

Escrito por Ayrton Marcondes

11 outubro, 2017 às 1:39 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta