Dizendo bobagens at Blog Ayrton Marcondes

Dizendo bobagens

deixe aqui o seu comentário

Nesses tempos de politicamente correto é comum pessoas de destaque virem a público para desculparem-se por gafes cometidas. Apresentadores de televisão volta e meia saem-se com comentários fora de propósito e caem em desgraça nas redes sociais. Ai não tem remédio: resta-lhes vir a público para pedir perdão pelo tropeço cometido.

Nesta semana conhecido jornalista fez piada na TV sobre mulheres chorarem por causa de cebolas. Foi o que bastou para ser criticado, gerando, por parte dele, pedido de desculpas: fui ridículo e estou assumindo essa responsabilidade.

Outro caso, envolvendo o âncora do Jornal Nacional, gerou protesto. Ao comentar sobre um hacker americano o jornalista disse: cara de maluco ele tem, aqui para nós. No bloco seguinte foi obrigado a desculpar-se.

Há muitos outros casos. As redes sociais rapidamente se mobilizam na caça aos comentários tomados como ofensa. O fato é que, falando-se a sério ou não, hoje em dia ninguém pode se permitir algum descuido. Comentários inadequados tomados como ofensa a uma pessoa ou grupo geram reações. O pior é quando comentários sugerem a existência de preconceitos. Nesses casos a justa revolta dos que reclamam faz-se ouvir por toda parte.

Preconceitos existem e muitos. Raça, cor e sexo estão entre os mais comuns e relevantes. Discriminações de toda sorte são facilmente perceptíveis. A igualdade entre os homens é meta distante. Ricos e pobres, brancos e negros, homens e mulheres…

Mas, por que tanta celeuma em relação a deslizes feitos em público? Na diversidade e velocidade com que fatos são divulgados a gênese de tantos constrangimentos. Qualquer pessoa tem à mão acesso imediato à uma rede social na qual pode expressar a sua opinião e rejeição aquilo que entenda como incorreto. Daí que, mais que nunca, torna-se necessário muito cuidado com o que se diz. Paredes têm ouvidos. Microfones levam a voz a todos os recantos do mundo.

Escrito por Ayrton Marcondes

1 setembro, 2017 às 4:16 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta