A natureza humana at Blog Ayrton Marcondes

A natureza humana

deixe aqui o seu comentário

Hobbes dizia que o homem é mau. Já nasce mau, não sabe viver em sociedade e precisa ser conduzido por um estado autoritário que dite regras de convivência. Isso é o que está no livro “Leviatã” escrito pelo filósofo no século 16.

A visão de Hobbes é combatida. Difícil aceitar que a criança já nasce má e que a natureza ruim do homem justificaria estados totalitários. Entretanto, num momento como o atual, no qual a cada momento se exibem o que há de pior na natureza humana, não há como não se pensar no filósofo, ainda que só para citá-lo.

A balbúrdia que no momento sacode o país leva-nos a pensar que, afinal, ninguém presta. Não há dia em que não se aprofunde a visão da corrupção sem limites e envolvimento de personagens que, até a última hora, tínhamos como guardiões do bem comum. Trata-se de um jogo no qual peça sobre peça cai e o perigo é o de que não reste ninguém. Diante disso instala-se o desânimo: afinal existiria alguém em quem poderíamos confiar?

Um magnata do setor de carnes, acusado de envolvimento com a corrupção, é estranhamente atendido pelo presidente da República. Na conversa fala sobre seus delitos e, pior, grava a conversa. Tempos depois divulga a gravação com a única intenção de desestabilizar ainda mais a já combalida República. O desastre é inevitável. Pede-se a renúncia do presidente. O dólar dispara, a Bolsa de Valores fecha em grande baixa. O magnata da carne a tudo assiste bem instalado em Nova York. Que se se dane o país. Que se danem os brasileiros.

O Brasil de hoje é como aquela nau que avança no mar bravio ao sabor da tempestade. O capitão a custo tenta manter a rota, mas a marujada não confia nas ordens dele. Os passageiros, desesperados, lutam para salvar-se, embora presos aos destinos da nau em que viajam.

Hobbes estava errado. Ou será que sua teoria não seria válida para todo mundo, mas apenas para certa parcela de gente ligada ao poder?

Escrito por Ayrton Marcondes

19 maio, 2017 às 3:09 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta