Vergonha de ser brasileiro at Blog Ayrton Marcondes

Vergonha de ser brasileiro

deixe aqui o seu comentário

Aumenta o número de pessoas que afirmam ter vergonha de ser brasileiros. Pesquisa recente do Instituto Datafolha aponta que 34% dos entrevistados dizem ter vergonha de ser brasileiros.

Verdade que os tempos são ruins, mas ter vergonha da própria nacionalidade?

Pois é. Muita gente fala em deixar o país tamanho o descrédito reinante. São raras, raríssimas, as boas notícias. Desvios, propinas e alta criminalidade dão o tom aos dias em que vivemos. Noticiários veiculados nos meios de comunicação têm sempre o mesmo conteúdo. E, cá entre nós, apesar de sermos mais que favoráveis ao processo em andamento, dá para continuar ouvindo sobre os desdobramentos da Operação Lava-Jato? Não esgota ser informado sobre os desdobramentos da investigação da ladroagem e as negativas dos nelas envolvidos? Constata-se o crime, mas os criminosos alegam que de nada sabiam. A todo santo dia a ladainha se repete na tentativa de formatar cabeças a acreditar que tudo isso não passa de uma louca história inventada, produto de imaginação (alucinação) coletiva.

De que brasileiros nem sempre são bem-vistos no exterior não existem dúvidas. Sempre foi assim. Agora, com a imagem do país comprometida, as coisas só tendem a piorar. Ao país do futebol e carnaval acrescenta-se a nódoa da corrupção orgânica e generalizada. Ainda assim, vergonha do próprio país?

Penso que em muito contribui para o sentimento negativo o descuido com o cultivo da nacionalidade. Em outros países a história é reverenciada, personagens de destaque sempre lembrados, nas escolas, no cinema, na literatura. Aqui não se venera o passado. A corte portuguesa que aqui aportou em 1808 na maioria das vezes é achincalhada. D. João VI é retratado como um grande panaca. D. Pedro I não passa de um mulherengo; D. Pedro II um sujeito esclarecido, mas inapto para governar.

Não temos amor ao passado e muita gente pergunta se o melhor não teria sido os holandeses terem derrotado os portugueses e colonizado o Brasil. Afinal, Mauricio de Nassau revelou-se um excelente administrador no Recife, não foi? E por que não os franceses que estiveram no Rio de Janeiro?

Bobagens de parte me pergunto como andam as pessoas em relação à letra do Hino Nacional. Todo mundo sabe cantar o Hino? E aquelas cores e símbolos da nossa bandeira, todo mundo sabe o que significam? E quanto a essas datas nas quais se celebram fatos históricos?

O fato é que este é um grande país e não só no tamanho. Aos trancos e barrancos sobrevive isso a despeito dos desgovernos a que é submetido. Tão forte é que resiste às quadrilhas que se intrometem no poder e usam recursos públicos em benefício próprio. Terra boa essa na qual somos favorecidos por climas amenos e incontáveis belezas naturais.

O Brasil é muito grande para que tenhamos vergonha de nossa nacionalidade. Os 34% que dizem se envergonhar de ser brasileiros certamente passam pela anestesia provocada pelo descaso e má fé dos que têm cuidado dos destinos do país.

O Brasil precisa ser mais amado pelos brasileiros, essa a única solução para os problemas que enfrentamos.

Escrito por Ayrton Marcondes

2 maio, 2017 às 12:35 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta