Os anos-luz at Blog Ayrton Marcondes

Os anos-luz

deixe aqui o seu comentário

Fala-se em anos-luz como se fosse a coisa mais natural do mundo. Tal planeta dista cerca de alguns anos-luz da Terra. Tão perto assim quem sabe em tempos não muito distantes de agora possamos dar um pulo até lá ´para ver como andam as coisas.

Acontece que um único ano-luz equivale a mais ou menos 9,5 trilhões de km. Isso mesmo: a medida é em trilhões de km. Bem longe, não?

Mas, o mundo da astronomia anda bastante animado. Há poucos dias o espaço próximo da Terra recebeu a passagem de alguns asteroides, um deles de grande tamanho. Ainda bem que passou longe não havendo perigo de colisão com o nosso lindo planeta.

Agora anuncia-se a descoberta do Trappist-1. Trata-se de um sistema planetário no qual sete exoplanetas giram em torno de uma estrela anã cujo tamanho equivale, mais ou menos, ao do planeta Júpiter. Os astrônomos estão animados pela semelhança com o nosso sistema solar e a possibilidade de que lá exista água, fator fundamental para a existência de vida.

Entretanto, infelizmente não será possível uma visita ao sistema recém descoberto: Trappist-1 fica a 40 anos-luz de distância da Terra. Seriam muitos trilhões de km a percorrer. Com a utilização de naves espaciais atualmente existentes levaríamos cerca de 700 mil anos para chegar lá.

Na Trappist-1 a distância entre os exoplanetas é pequena. A viagem de um a outro seria feita em poucos dias. Os exoplanetas mais próximos da estrela anã seriam muito quentes, Entretanto, os de meia distância receberiam iluminação próxima à que temos na Terra e as temperaturas ambientes seriam mais amenas, garantindo a presença de água no estado líquido.

Os astrônomos procuram no universo pelo menos um planeta semelhante à Terra. Hoje em dia não de duvida que possa vir a ser encontrado. A pergunta que se faz é: quando?



Deixe uma resposta