Família Real at Blog Ayrton Marcondes

Família Real

deixe aqui o seu comentário

Estávamos na décima garrafa de cerveja e bateu na turma o momento de falta de assunto. Já tínhamos esgotado o futebol, as mulheres e a política. Íamos pedir a décima primeira quando o Haroldo se saiu com essa: não gosto da Inglaterra, o país ainda tem rainha, nem votam para presidente.

Olhamos para o cara, boquiabertos. De ondes fora tirar aquela máxima, naquela hora, naquele lugar? Efeito da cerveja? Bebera mais que a gente?

Ninguém contestou. A bobagem era grande demais para merecer discussão. Vieram a décima primeira e outras tantas até o fechamento da conta. Mas, vai-se saber como funciona o cérebro: arquivei na memória as palavras do Haroldo e vez ou outra me lembro delas.

Anos mais tarde estive no meio da multidão, diante do Palácio de Buckingham, para assistir à troca da guarda. Vendo o palácio pensei que naquele lugar morara e dali reinara a Rainha Vitória no século XIX. Enfim, em Westminster respirava-se tradição e explicava-se a devoção dos ingleses em relação à família real.

Obviamente, esse sentimento é estranho para nós. Desde meninos ouvimos nas escolas sobre o bonachão D. João VI, o mulherengo D. Pedro I, e D. Pedro II pouco afeito ao cargo de imperador. Filmes sobre a nossa história de modo algum valorizam a família real portuguesa que reinou no Brasil. Entretanto, historiadores de renome destacam o êxito dos 50 anos em que Pedro II esteve à frente do governo do país. Além do que o regime monárquico ainda hoje é tido por alguns como a melhor solução para a gerência dos negócios do Brasil.

Enquanto isso na Inglaterra o príncipe George rouba cenas levado por seus pais em viagens ao exterior. George tem 3 anos de idade e figura em terceiro lugar na linha sucessória ao trono. Sendo a monarquia duradoura entre os ingleses no futuro George será rei. Consta da tradição inglesa a proclamação: “o Rei está morto; viva o Rei”. Um dia o “Viva o Rei” soará para George.

Escrito por Ayrton Marcondes

1 fevereiro, 2017 às 11:38 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta