A Rua 25 de março at Blog Ayrton Marcondes

A Rua 25 de março

deixe aqui o seu comentário

O governo americano publica listagem incluindo lugares onde há pirataria e comércio de produtos falsificados. Como não poderia deixar de ser Ciudad del Este, cidade paraguaia vizinha de Foz do Iguaçu, é citada como grande centro de contrabando, pirataria e venda de coisas falsificadas.

Destacam-se na listagem americana conhecidos pontos de comércio na cidade de São Paulo como o Brás e a Rua 25 de março. São locais para onde convergem diariamente multidões em busca de produtos a preços inferiores aos praticados em shoppings. Nesta época de natal, por exemplo, o afluxo de pessoas à 25 de março tem sido grande, embora menor que o do ano anterior fato explicado pelo período recessivo no país.

Talvez as pessoas que vivem em São Paulo não façam ideia da projeção desses centros de compras no restante do país. Há poucos anos estive a trabalho numa cidade do interior da Paraíba. Se bem me recordo precisei de um cortador de unhas e me aventurei numa feirinha localizada próximo à praça central da cidade. Na ocasião fui acompanhado - e conduzido - por um rapaz que, solicito, fez questão de me explicar que “o lugar não era uma 25 de março”. Estranhando que ele falasse sobre a conhecida rua de São Paulo perguntei se já estivera na capital paulista. Respondeu-me que não, mas adoraria vir à cidade para conhecer a 25 de março.

Bem, o fato é que para aquele rapaz a rua 25 de março significava um grande sonho de consumo. Tanto que, a partir daí, o rapaz crivou-me com muitas perguntas sobre o assunto. Estivera eu na 25? Como era o comércio de lá? E assim por diante.

Em pouco tempo falávamos sobre uma Miami encrustada bem no centro de São Paulo. Aliás, contou-me o rapaz que todos os produtos à venda na feirinha ou os comercializados pelos ambulantes eram originários da 25. Viagens semanais de sacoleiros à São Paulo garantiam o fluxo de produtos à cidade do interior da Paraíba.

Do rapaz guardei os olhos agudos e a enorme curiosidade. Não sei se acaso o sonho dele de conhecer a 25 terá se realizado. Imagino que talvez uma visita à famosa rua possa decepcioná-lo. Afinal, são lojas e lojas e uma multidão correndo de porta em porta.

Escrito por Ayrton Marcondes

25 dezembro, 2016 às 12:00 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta