Viver na periferia at Blog Ayrton Marcondes

Viver na periferia

deixe aqui o seu comentário

Honestamente, não perco um só minuto para pensar na minha condição de periférico. Habitante do terceiro-mundo habituei-me ao estado de coisas nessa parte do planeta, ao vai-e-vem da economia sempre claudicante, aos percalços impostos à democracia que, entre nós, chegou a ser suprimida nos longos anos da ditadura.

Ao tempo da crise da Baia dos Porcos estivemos a um passo de uma guerra nuclear. Naquela ocasião o imbróglio envolvendo americanos e russos atingira o seu clímax. Eis que, então, decidiu-se o governo brasileiro a enviar aos EUA um mediador para tentar acertos entre as partes. Ao que me consta o ilustre brasileiro foi ignorado. Os jornais da época criticaram a iniciativa do país em jactanciar-se, tentando impor-se em território para o qual não fora solicitado. Ou seja: aquilo era briga de cachorro grande na qual não teríamos participação.

Agora o imprevisível Donald Trump torna-se o homem mais poderoso do mundo ao vencer as eleições norte-americanas. A inesperada vitória do businessman gera uma reação em cadeia mundo afora. Governos apressam-se em solidarizar-se com Trump, declarando-se abertos a negociações e entendimentos. Mesmo a poderosa Alemanha, embora comedidamente, se diz pronta a negociações. Aqui o presidente não foge à regra e faz as saudações protocolares, dispondo-se a futuros entendimentos.

Bem, nem poderia ser de oura forma. O povo do país mais rico do mundo, o mais poderoso, decidiu-se por um bufão na presidência e isso preocupa os outros povos do mundo. Entretanto, impossível fugir à constatação de colunas vertebrais curvando-se diante do país detentor da maior economia do planeta.

Mas, a apreensão é maior entre os chamados periféricos. Trump não dará importância á América Latina, dizem os jornais. Ou: o Brasil não estará nos planos de Trump. Ou ainda: a crise brasileira enfrentará mais dificuldades com a vitória de Trump.

Eis aí um momento no qual sou convidado a me lembrar da minha condição de viver numa região periférica do mundo. País emergente, uma das maiores economia s do mundo, mas periférico.  Sujeito às diabruras do cara de topete amarelo que no começo do ano vindouro assumirá a presidência. Ele que já promete de cara mandar embora dos EUA três milhões de imigrantes ilegais. Ele que imporá regras duras na imigração aos EUA etc.

A ver no que tudo isso vai dar.

Escrito por Ayrton Marcondes

14 novembro, 2016 às 8:11 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta