Gente como a gente at Blog Ayrton Marcondes

Gente como a gente

deixe aqui o seu comentário

Não dá para entender a fobia contra homossexuais. Talvez porque o homem não goste do que parece a ele estranho. Ou não aceite alguém de seu gênero sexual pedalando em outras trilhas.

Outro dia ouvi numa roda de homens alguém dizer que hoje em dia há mais homossexuais que no passado. Não creio. Hoje pela maior aceitação popular mais pessoas sentem-se à vontade para sair do armário. Décadas atrás não de viam dois homens de mãos dadas, beijando-se em público.

Recriminam-se atos covardes praticados contra homossexuais. A violência nesses casos é injustificável. Preconceito é um mal contra o qual deve-se lutar diuturnamente.  Preconceito é o tipo da coisa inaceitável.

Todo mundo topou, ao longo da vida, com alguém considerado diferente. Menino nos anos 50 conheci um rapaz que vivia com outro homem. Tinha namorado. Membro de família conservadora, tribo de machões, vivia ele na capital. Era um sujeito ótimo, educado e culto. O pai aceitava-o na medida do possível. Os irmãos torciam um pouco o nariz. Mais, convivia-se com o “caso”.

Tive um grande amigo, já falecido, que tínhamos como homossexual não assumido. Surpreendeu-nos quando, certo dia, apareceu com uma bela mulher com a qual mais tarde se casaria. Tiveram filhos etc. Era um grande amigo que perdera a mãe ainda muito pequeno e fora criado pela irmã como se fosse uma menina. Homossexual?

Quem estudou em colégios internos de meninos conhece as dificuldades dos menores sempre ameaçados pelos maiores que a todo custo os querem sexualmente. No colégio em que estudei uns raros menores entregavam-se sem resistência. Anos mais tarde encontrei um desses meninos. Tornara-se alto funcionário de empresas multinacionais, homem vistoso que tinha sobre sua mesa fotos da mulher com os filhos. Nada a ver com o menino que deixava-se perder entre os arbustos com colegas mal-intencionados.

Não creio que se chegue a um tempo no qual os humanos se aceitem sem reservas. Talvez esteja no DNA da espécie a tendência à intolerância seja ela racial, religiosa, sexual etc. Intolerância que deve ser sempre combatida.

Escrito por Ayrton Marcondes

1 novembro, 2016 às 2:28 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta