A manga talha o leite at Blog Ayrton Marcondes

A manga talha o leite

deixe aqui o seu comentário

Não se podia ingerir manga com leite sob risco de danos à saúde. Ouvia-se isso em meus tempos de menino. Aliás, a manga não desfrutava de boa fama: junto com cachaça causava intoxicação; com ovo a manga provocava indigestão; era comer manga com jaca e ter dores de barriga.

Tabus alimentares sempre existiram, creio que ainda hoje vigorem nos interiores do país. Segundo Câmara Cascudo foi o formalismo religioso português o culpado pela existência desses tabus. Impondo obrigações ao corpo as almas permanecem seguras. O tabu da manga que misturada com leite daria congestão tem origem no período colonial. Com a produção abundante de mangas os senhores criaram o tabu para que os escravos não ingerissem a fruta e, depois, tomassem escondido o leite produzido nas ordenhas.

Existem inúmeros tabus relacionados a grande variedade de alimentos. Não me lembro bem porque, mas o pepino não era muito bem-visto. Com cachaça, por exemplo, provocaria congestão.

Medo de congestão era comum. Lembro-me de um cunhado do Juca que talvez tenha sido o homem mais feio que já vi. Creio que ali a feiura seria de nascença. Mas, dizia-se que ele ficara feio por ter sofrido congestão. Tomara banho logo depois de almoçar e deu no que deu.

Não é do assunto em questão, mas vale o parágrafo: o Juca. Um senhor com farta cabeleira e vasto bigode, sempre de terno escuro, nunca com gravata. Gorducho. Amava o boxe. Eu menino conversava com o Juca sobre os grandes campeões do passado. Ele sabia tudo sobre as lutas de Joe Louis. E conhecia bem a trajetória de Rocky Marciano. O Juca descrevia as técnicas utilizadas pelos lutadores, falava sobre o estilo de luta de cada um. Um dia lá se foi o Juca com a família, mudaram-se. O cunhado feio também desapareceu. Nunca mais os vi. Do Juca ainda vim a saber, anos depois, através de um sobrinho dele. Estava vivo, mas enfermo. Eram os anos 70.

Parágrafo encerrado de volta aos tabus. Lembrei-me do caso da manga ao ler que uma nutricionista justamente compareceu a um programa de TV para encarecer que o mito da mistura com leite não passa de uma bobagem. Aliás, completou informando que uma boa mistura para o leite é com morangos.

Comer é bom. Vale não exagerar.

Escrito por Ayrton Marcondes

19 setembro, 2016 às 2:19 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta