Aos jogos! at Blog Ayrton Marcondes

Aos jogos!

deixe aqui o seu comentário

As Olimpíadas vêm aí. Bom ou ruim para o país? Sabe-se lá. Escaldados já somos. A Copa do Mundo deixou-nos feridas ainda não cicatrizadas. O gigantismo da realização da Copa em várias partes do país deu no que deu. Grandes estádios construídos em cidades que não oferecem demanda de público. Afora a gastança.  Não sei se já fecharam as contas. Com o rombo da Petrobrás em primeiro plano talvez tenham deixado para lá as gastanças da Copa.

Agora os jogos do Rio. Delegações chegam à Vila Olímpica e trombeteiam aos quatro ventos sobre as obras inacabadas. O preconceito contra o Brasil e os brasileiros reacende-se. País do futebol, do samba, das mulatas, onde já se viu realizarem-se jogos mundiais aqui? Só poderia dar nisso. A mídia estrangeira delicia-se. Quanto pior melhor porque há sede de notícias sobre um pais onde nada é confiável. Quanto preconceito.

Mas, o Rio é lindo. Não há beleza no mundo que se compare. Mais: o Rio apaixona. Não há má vontade que não sucumba ao delírio de cores e beleza paisagística. Daí que passados alguns dias, vazamentos e problemas elétricos resolvidos, entra-se no aguardo da realização dos jogos. E vai dar certo, talvez para frustração da zumbizada que torce contra.

A tocha Olímpica adiantou-se a tudo isso, percorrendo o país com a galhardia de seus carregadores. Simbólica ela anuncia o congraçamento entre povos das mais variadas etnias. Nas Olímpiadas os homens deixam de lado suas diferenças. O que vale é o esporte, a competição esportiva. Isso é muito num mundo que corre desorganizadamente. Atos terroristas, crises financeiras e violência desmedida que o digam.

Espera-se que o Brasil se saia bem nos jogos, afinal o país sedia a competição. Infelizmente, nossos atletas de várias modalidades ficam aquém de outros treinados em países com melhor infraestrutura esportiva. Em nossas escolas públicas faltam quadras onde se revelariam atletas promissores. Há quem treine no estrangeiro. Mas, torceremos muito pelos nosssos.

A vitória de um brasileiro sempre emociona. O inesquecível Ademar Ferreira da Silva ainda hoje é lembrado como ídolo do país. Quem não se emocionou ao ver Joaquim Cruz dar aquela arrancada, ultrapassando seus concorrentes, na prova de atletismo em que conquistou o ouro?

O Brasil é o Brasil do jeito que o conhecemos. Não há como não nos apaixonarmos por esse país de dimensões continentais, terra onde nascemos.

As Olimpíadas no Brasil serão um sucesso, que ninguém duvide disso.

Aos jogos!



Deixe uma resposta