Americanos at Blog Ayrton Marcondes

Americanos

deixe aqui o seu comentário

Americanos são interessantes - mas nem sempre. Americano é quase sempre um cara treinado a olhar para o próprio umbigo. Ou seja: no mundo só existe a tal “América” que é a terra deles. O resto é o resto. Exagero? Tá bom, obviamente nem todo americano é assim. Mas, o povo de lá conhece seu país e ignora detalhes sobre o exterior. Talvez façam boa ideia do que sejam a França, a Inglaterra, a Rússia e uns outros poucos. Mas, parecem não ter geografia nas escolas. De modo que o Brasil, por exemplo, para muitos continua a ser uma selva, com índios armados de arco e flecha em cada esquina.

Conversei com um americano no dia em que desembarcou aqui. Além de não ter a menor ideia sobre o Brasil confessou que não queria vir de jeito nenhum. Foi obrigado pela mulher a pisar no solo brasileiro.  Não fazia ideia da existência de uma cidade como São Paulo, uma das maiores do mundo. Olhou-me desconfiado quando ouviu ser São Paulo maior que New York.

A certa altura o homem quis saber o que eu fazia aqui. Enfim, se morava bem, tinha posses etc. Ia me mandar, deixando-o falando sozinho, mas um amigo me reteve. Respondi qualquer coisa do tipo que não passava fome, não. Insistiu em saber se vivíamos bem no Brasil. Olha… Por fim falou sobre a violência, única coisa que ouvira falar sobre o país. Expliquei a ele que toda grande metrópole tem regiões mais nobres e periferia. São Francisco, por exemplo. Perguntei se ele andaria à noite em ruas da periferia de Frisco. Ele entendeu.

A mídia internacional não fala bem do Brasil. País de corruptos, estupradores, bandidos, terra de epidemias, violência desmedida, insegurança crescente e por aí vai. Um ciclista acaba de desistir da competição nas próximas Olimpíadas por medo da Zica…

Do americano guardei o olhar de espanto diante das boas cosias servidas na festa em que estávamos. Gostou da cerveja, comeu bem, foi bem tratado. Nada de índios.

Escrito por Ayrton Marcondes

6 junho, 2016 às 2:07 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta