Ronaldo, intérprete do Brasil at Blog Ayrton Marcondes

Ronaldo, intérprete do Brasil

deixe aqui o seu comentário

Sempre que falávamos sobre algo considerado impossível de acontecer um de nossos amigos, corintiano roxo, dizia: só acontecerá quando o Corinthians for campeão invicto sem nenhum gol contra.

Campeão invicto o time foi, não sei se com algum gol contra ou não.  Mas o jogo contra o Santos foi emocionante até para quem não torce para nenhum dos dois times.

As ocorrências depois do jogo extrapolaram o previsto: invasão de campo e fogo em torno da taça conquistada quase atingindo os jogadores corintianos. Depois disso, as entrevistas. Numa delas, um comentarista de televisão elogiou o presidente do Corinthians afirmando que não daria a vida por ele, mas o sangue sim. Noutra ouviu-se Ronaldo que começou desabafando contra a desorganização após o jogo. Mas o surpreendente foi que afirmou quando perguntado sobre o momento atual em sua carreira. Ronaldo definiu-se:

- Eu sou o brasileiro.

Sim, o cara que já passou por tudo na vida, da fome à glória e muito dinheiro, com altos e baixos, sempre lutando, caindo e se levantando, encarando as dificuldades, cometendo deslizes, enfim, o brasileiro.

E foi assim, com simplicidade, que o astro do futebol juntou-se a outras personalidades que tentaram interpretar o Brasil e os brasileiros.  O “ser brasileiro” de Ronaldo é diferente do apresentado por homens como Paulo Prado com sua visão pessimista ou Sergio Buarque de Holanda com o homem cordial. O “ser brasileiro” de Ronaldo é condição que justifica um pouco de tudo que nos acontece numa visão quase determinista de que “se somos assim, nas circunstâncias em que vivemos, não poderíamos ser diferentes”.  

Escrito por Ayrton Marcondes

4 maio, 2009 às 3:11 pm

deixe aqui o seu comentário

Postado em Cotidiano, Esportes



Deixe uma resposta