Chegadas e partidas at Blog Ayrton Marcondes

Chegadas e partidas

deixe aqui o seu comentário

Dilma está na TV, afastada da presidência, dizendo-se vítima de um golpe. Importante: ela parece acreditar piamente nisso. Referências genéricas a possíveis erros em seu governo. Mas, vítima, sim, vítima de grande injustiça. Ela que é mulher, que foi torturada, que lutou por esse Brasil e continuará lutando. Assim fala a presidente.

Fora o governo, os políticos que o apoiam e os militantes sempre ativos, respira-se. Quem sabe com a mudança de governo o país possa começar a sair do abismo em que foi jogado por tantas tramoias, roubos, corrupção, políticas erradas, decisões absurdas e por aí vai.

Difícil compreender o que se passa na alma de alguém cuja derrota não deixa de ser monumental, exibida ao vivo e a cores aos olhos do mundo. O afastamento, recomendado como, talvez, a única forma de tentar tirar o país do atoleiro, certamente será incompreensível para a presidente que se revela ciosa de seus deveres e nega a prática de qualquer crime ou irregularidade. Trata-se do conflito entre a fé pessoal e a participação coletiva. O que parece haver em Dilma é uma enraizada fé em seu caráter que jamais poderá admitir possa ser questionado por ninguém.

A presidente do Brasil deixa o cargo e avisa que lutará contra o golpe. Não parece estar preocupada com o coletivo do país, mas, sim, em preservar sua história pessoal. Personagem de complexa avaliação a mulher que deixa a presidência.

E chega aquele de quem pouco se espera e reza-se para que possa surpreender. Tido como político hábil, comparado a mordomo de filmes de terror pelo aspecto pessoal, tem o presidente que assume enorme barreira, quase intransponível, à sua frente. Para conseguir alguma cosia contará com odientas reações e oposição permanente dos adversários que ora são apeados do poder.

O Brasil nunca foi, ao longo de sua história, um país de tantas chegadas e partidas.

Escrito por Ayrton Marcondes

12 maio, 2016 às 12:21 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta