Deu zica at Blog Ayrton Marcondes

Deu zica

deixe aqui o seu comentário

Um vírus que assusta tanto, perigoso como é não poderia ter outro nome: zika. Acumulam-se novas informações sobre possibilidades de contágio como  zika vírus. Até a pouco se informava que a transmissão seria só através do mosquito Aedes aegypt. Dias atrás cientistas norte-americanos divulgaram caso de transmissão por ato sexual. Agora se fala da presença do vírus na saliva e na urina. O zika domina. Mais que isso: causa temores em grávidas porque atravessa a placenta com consequente microcefalia nos bebês. Aliás, avolumam-se casos de microcefalia. E não só grávidas e bebês correm perigo. Existe a possibilidade de o vírus causar em infectados a Síndrome de Guillain Barré com terríveis consequências neurológicas.

E o mundo tão cansado do Brasil, volta-se para o Brasil. Aconselham-se grávidas a não virem ao país. Aqui autoridades do governo alertam a população para o fato de que estamos perdendo a guerra para o zika. Mas, o problema continua. Embora esforços no combate à proliferação de insetos, a sujeira e o descuido de boas condições sanitárias fazem em nossas cidades criadouros a céu aberto do  mosquito.

Agora a ONU aconselha países a permitirem aborto em grávidas contaminadas pelo zika vírus. Entidades contrárias ao aborto estremecem. Gente de saúde pública e meio médico afirma que mães contaminadas têm o direito de escolher entre interromper e continuar a gravidez. Caso o aborto continue proibido as grávidas procurarão clínicas ilegais o que é um perigo. Religiosos saem a campo combatendo qualquer tipo de aborto, dizendo-se sempre a favor da vida.

A possibilidade de uma grande epidemia ameaça o mundo e as autoridades parecem perdidas quanto aos caminhos mais eficientes para impedi-la rapidamente. É preciso acabar com o mosquito, produzir vacina, educar pessoas etc. Mas, como conseguir isso?

Não é atoa que sempre se disse “deu zica” quando as coisas não dão certo. Na gíria “zica” significa maldição, momento de baixo astral, mau agouro. Se você teve um dia ruim pode dizer: deu zica. Mas, o que não se sabia é que a grafia de zica estava errada. Zica mesmo é essa zika com K. Essa zika é dos diabos e o negócio é rezar para não cruzar caminho com um desses malditos mosquitos.

Escrito por Ayrton Marcondes

6 fevereiro, 2016 às 6:58 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta