Primo Levi at Blog Ayrton Marcondes

Primo Levi

deixe aqui o seu comentário

Primo Levi (1919-87), químico e escritor italiano, notabilizou-se por seus livros nos quais descreve a vida de prisioneiros em campos de concentração. De origem judia Levi foi preso e levado a Auschwitz em 1944. Sobreviveu milagrosamente. Dos mais de 600 prisioneiros judeus que faziam parte da turma de Levi selecionada para trabalhar no campo sobreviveram menos de 20.

O primeiro livro de Levi sobre o assunto foi publicado em 1947, mas só anos mais tarde ganhou projeção internacional. Sob o título “É isso um homem?” Levi conduz seus leitores a um mundo inimaginável no qual os prisioneiros enfrentavam toda sorte de horrores. A cerca de arame em torno do campo de prisioneiros separava dois mundos irreconciliáveis. Dentro deixavam de existir e valer todos os valores da cultura humana. Ali arrastavam-se cadáveres vivos, sob o peso de trabalhos forçados, emagrecidos ao limite, sujos, desesperados pela fome e frio, sem horizontes. A regra do jogo era a sobreviver para isso buscando oportunidades de conseguir um pedaço de pão, o fundo de uma tigela de sopa, a internação provisória num posto para doentes, alguma troca vantajosa, roubos e mesmo a raríssima posição numa função de proeminência sobre os demais. Não eram os mais inteligentes e bem formados os que sobreviviam: os mais fortes e destemidos levavam vantagem.

As fotos que ocasionalmente vemos de prisioneiros deitados em suas macas, agrupados dois a dois em cada colchão, esqueléticos, acabados, nos dão a impressão de trabalhos de fotógrafos profissionais que criam obras de ficção. É comum que desviemos o olhar delas porque aqueles seres descarnados não devem fazer parte da civilização à qual pertencemos. De fato não pertenciam ao mundo tal como nós o imaginamos em toda parte. Separados da realidade cotidiana à qual estamos habituados constituíam-se na mais odiosa obra do regime nazista cuja intenção era a de aniquilar moral e intelectualmente suas vítimas. Essa aniquilação conduzia ao desaparecimento de sinais de civilização.

Levi nos pergunta como ficam as noções de bem e mal dentro do tétrico sistema criado pelos nazistas. Nada do que acreditamos ou conhecemos se aplica num espaço no qual cada dia representa um ato de sobrevivência e onde não existe a palavra amanhã. A morte torna-se elemento natural do cotidiano para quem pode, a qualquer momento e aleatoriamente, ser enviado à câmara de gás e crematórios.

A região onde deixa de haver limite entre o bem e o mal gera a noção de “zona cinzenta” na qual em nome da sobrevivência encontram-se até mesmo prisioneiros que colaboram com seus algozes. Cabe a eles a responsabilidade por atividades dos grupos de trabalho, selecionamento de roupas e sapatos, condução de recém chegados à câmara de gás etc. É tudo isso por mais pão, mais sopa ou um canto melhor para dormir.

Ler Primo Levi nos tira da zona de conforto, colocando-nos em contato com o lado mais sombrio da alma humana. Adverte-nos o escritor sobre o que o homem pode ser capaz de engendrar e praticar em seus delírios de dominação. Em “É isso um homem” Primo Levi denuncia as atividades macabras dentro dos campos de concentração sem deixar, entretanto, de acreditar no homem.

Escrito por Ayrton Marcondes

13 janeiro, 2016 às 12:50 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta