O feio e o belo at Blog Ayrton Marcondes

O feio e o belo

deixe aqui o seu comentário

Notícia ruim é o que dá Ibope. Procure-se algo de bom na primeira página dos jornais e, talvez, nada seja encontrado. Hoje mesmo só se fala do déficit nas contas do governo, nas acusações ao presidente da Câmara, nos baixos preços das exportações do país, na morte de conhecida atriz de novelas, nas investigações da Polícia Federal, no conflito entre israelenses e palestinos etc. Nada de bom, nada de novo, nada de estimulante.

De tal modo somos sentenciados a viver num mundo convulso que não sobra quase nada de belo para se pensar ou ver. Fotografias exibidas nos jornais e na internet em geral mostram coisas que não gostaríamos de ver. O bem não vira notícia, embora continue a ser praticado. Na guerra entre o bem e o mal, o mal parece estar vencendo. Daí viver-se com medo, afrontado pelas possibilidades de perigos iminentes. Quando não se trata da ação direta do homem, o mal acontece pela força dos elementos naturais. Agora mesmo o Rio Grande do Sul enfrenta a maior enchente do Rio Guaíba com consequências terríveis para as populações ribeirinhas. Cidades inundadas, perdas enormes decorrentes de enchentes e tempestades, desabrigados… Isso sem falar na tragédia que tem custado a vida de inúmeros imigrantes que fogem de deus países em guerra buscando melhor vida nos países europeus.

Por tudo isso e muito mais o mundo se parece cada vez mais um lugar feio, desinteressante, no qual os seres humanos são acuados por forças contra as quais pouco ou nada pode fazer. O cidadão não se sente seguro nem mesmo dentro de sua própria casa, que dirá fora dela.

Entretanto, o mundo é belo. Vale enfatizar: o mundo o belo. Para quem anda esquecido disso o que se recomenda é desligar-se um pouco do noticiário e afastar-se só um pouquinho da confusão das grandes cidades. Sugestões não faltam. Para ficar só com uma, vá visitar as Cataratas do Iguaçu. E não fique apenas do lado brasileiro. Atravesse a fronteira e passe um dia do lado de lá, nas cataratas argentinas. Entre no trenzinho e vá até o ponto final, a Caverna do Diabo. Estremeça diante de algo que até parece sobrenatural. Depois retorne e faça a trilha inferior, trajeto de grandes belezas no qual serão presenciadas imagens inesquecíveis.

Vale a pena dar uma volta por aí para se constatar que o mundo é belo, que o belo é muitas vezes maior que o feio que nos cerca no dia-a-dia.

Escrito por Ayrton Marcondes

21 outubro, 2015 às 10:57 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta