O ponto da carne at Blog Ayrton Marcondes

O ponto da carne

deixe aqui o seu comentário

Ser churrasqueiro dos bons não é fácil. Acontece a existência de inúmeros, milhares, de churrasqueiros de ocasião. Situações imprevistas levam o sujeito a encostar a barriga na churrasqueira, tratar (mal) a carne e servir o bando de esfaimados a quem outra alternativa não resta que não a de comer aquilo mesmo.

Certa ocasião fiz churrasco para cerca de 20 pessoas no litoral. A filha do dono da casa noivara e convidara a família do noivo para congraçamento. Fizeram quase tudo certinho. Quase! Carne e bebidas compradas, esqueceram-se apenas da… churrasqueira … e de quem faria o churrasco.

Tijolos, espetos enferrujados e carvão operaram o milagre. Mas, a carne… Os elogios ao bom desempenho do churrasqueiro apresentados ao final não foram convincentes. Mas, comeram, afinal estavam com fome. Quanto a mim, nunca mais.

Para quem deseja se aventurar em churrasqueiras é bom dar uma olhada nos vídeos do You Tube no quais profissionais ensinam como assar cada tipo de carne. Agora, quanto ao ponto a coisa se complica. Ontem publicou-se que o jeito é tocar levemente a carne e comparar com o toque na almofadinha da mão. Caso as sensações sejam iguais isso indica que carne está mal passada. Se a consistência for semelhante com a união dos dedos polegar e médio o bife está ao ponto. Carne bem passada tem consistência igual à da união do polegar com o anular. Complicado, não? É só praticar.

Há quem ame fazer churrascos. Enquadro-me na categoria dos churrasqueiros de ocasião. O problema é toda vez que querem “assar uma carninha” a minha escalação é imediata.

Se nem mesmo acredito ter evoluído um só milímetro nessa arte desde aquele churrasco tão mal preparado na casa de praia…

Escrito por Ayrton Marcondes

17 julho, 2015 às 12:55 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta