A terra tremeu at Blog Ayrton Marcondes

A terra tremeu

deixe aqui o seu comentário

Você confia no solo sobre o qual pisa. Tanto quase sempre o ignora. O chão está aí para isso mesmo: ser pisado. Ele é compacto, forte, indestrutível. A casa onde você mora tem os alicerces no solo, tão bem construídos que você nem pensa que ela possa ruir.

Você dorme sossegado no seu quarto, noite após noite, ano após ano. As paredes do seu quarto são firmes. O teto também é firme, mesmo que acima dele exista outro apartamento. O teto é tão firme que só muito raramente você consegue ouvir os passos de alguém no andar de cima.

O mundo em que você vive é firme, estático. Os prédios da rua onde você mora nunca saem do lugar, daí que a paisagem do seu mundo é familiar. Você sai de manhã no seu carro e trafega pelas ruas seguindo um trajeto conhecido. A cada manhã tudo continua no mesmo lugar, até as janelas do quinto andar daquele prédio, sempre abertas.

As coisas correm assim até que um dia, de repente, inesperadamente, o mundo resolve mudar. Das entranhas da terra emerge enorme convulsão que coloca o ambiente estático em movimento. Agora a terra deixa de ser confiável, paredes de casas se movimentam, prédios vêm abaixo e rapidamente amontoam-se ruínas. Em segundos o antigo monumento do centro da praça deixa de existir. Para todo lado imagens de desolação. Pessoas soterradas, mortes, desaparecimentos, destruição generalizada, impotência para conter a força que emana da terra como se esta estivesse a vingar-se.

Você talvez imagine, envolto que está pela nuvem de poeira, que se trata do apocalipse, do fim do mundo. Mas, não. Aconteceu um terremoto cujo epicentro foi tão próximo que seus efeitos fizeram-se reais - e terríveis - na cidade em que você mora.

Agora resta o medo. Depois do primeiro tremor, bastante forte, aconteceram outros mais fracos. O jeito é não ficar nas casas, dormir nas ruas, proteger-se. Não se sabe o que poderá acontecer daqui a pouco, que se dirá sobre o amanhã.

Assim, segue o dia em Katmandu, capital do Nepal, devastada por um terremoto de mais 7 pontos na escala Richter Mortes, desaparecimentos, monumentos destruídos, prédios desabados, ruas interditadas, falta de água potável e energia.

A terra tremeu.

Escrito por Ayrton Marcondes

27 abril, 2015 às 5:42 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta