Ditadura de costumes at Blog Ayrton Marcondes

Ditadura de costumes

deixe aqui o seu comentário

Acontece na moda, na alimentação, em tudo. Você é envolvido por convenções, modismos, jeito de ser. Dirão que sempre foi assim. Ninguém participava da corte de Luiz XIV sem as vestimentas adequadas. Não se senta à mesa de um banquete para comer com as mãos. Há que se obedecer a uma hierarquia de talheres. Ninguém corta com os dentes o pedaço de bife preso ao garfo se participa de uma boa mesa. Aliás, nem sozinho.

Então o que mudou? Ora, a informação. Hoje em dia dispõe-se de canais abertos para ditar regras, angariar seguidores, até mesmo criar fanáticos. Veja-se a ditadura dos regimes para perder peso. Revistas especializadas, blogs, programas na TV, tudo sob a tutela da tal boa alimentação que, aliás, nem sempre é mesmo boa. O fato é que aspirar a um corpo perfeito parece vir antes dos alimentos saudáveis. Não se come o que é bom pela saúde, mas para manter a forma.

A artista de novelas perdeu cinco quilos em uma semana. Como conseguiu isso? Que regime permitiu esse prodígio? Entrevista-se a atriz. Ela aparece feliz e recomenda o regime reproduzindo-o integralmente para que as pessoas possam segui-lo. Faça exatamente isso e você poderá ter um corpo como o meu.

E quanto à moda? Você sairia à rua com uma calça boca de sino? Cuidado com as combinações de peças. Atenção aos desfiles fashions. Veja lá o que as modelos estão usando. E os cuidados com a maquiagem? As sobrancelhas devem realçar os olhos. Isso sem falar nas cirurgias plásticas, no Botox… Mas, cuidado, veja que na França as modelos estão proibidas de se apresentarem tão magras.

Dê uma olhada na primeira página de um desses grandes sites. Encontrará pelo menos uma opinião de nutricionista, uma sugestão sobre decoração, notícia sobre moda e assim vai.

Mas, nada disso me incomoda. O que mais me chama a atenção são as sugestões sobre sexo. O prazer está sendo regrado com sugestões ao alcance de todos. O velho Kama Sutra é a toda hora lembrado. Ontem recomendava-se a prática do pompoarismo, técnica para aperfeiçoar os movimentos vaginais.

Não são passados trinta anos e as conversas eram outras. Não havia tanta gente dando conselhos sobre praticamente tudo. Você até desfrutava de um pouco mais de direito de ser você mesmo.

Escrito por Ayrton Marcondes

14 abril, 2015 às 12:21 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta