Memória de São-Paulino at Blog Ayrton Marcondes

Memória de São-Paulino

deixe aqui o seu comentário

Meu neto ainda não tem 3 anos e já torce pelo tricolor. Esforço do pai que o ensinou a falar o “São Paulo” toda vez que ele chuta a bola (o menino é louco por bola). Meu pai nunca se importou com futebol. Nascido no começo do século XX em cidade do interior paulista cresceu ele numa época em que nem mesmo a maioria dos times que conhecemos havia se formado. A febre do futebol viria mais tarde.

Em casa meu irmão mais velho torcia para o São Paulo. Outro irmão era corintiano roxo. Eu me tornei São-paulino numa noite de derrota. Meu irmão mais velho e um primo escutavam um jogo entre o São Paulo e o Santos na cozinha. Corria o ano de 1957 e os dois torcedores sofriam ao lado do rádio. No fim do primeiro tempo o São Paulo vencia por 2X1. No segundo o Santos virou. Lembro-me bem do quarto gol, marcado pelo Del Vecchio, que levou os dois São-paulinos ao desespero. O placar final foi 4X2. Ainda hoje guardo na memória as imagens de meu irmão e meu primo, torcendo junto ao rádio, na cozinha de casa. Naqueles momentos eu me tornei, irreversivelmente, São-paulino.

Torcer por um time é algo que não se escolhe. É caso de amor e pra toda a vida. Nem sempre é possível explicar-se essa devoção que nos proporciona alegrias e sofrimentos. Passados tantos anos, entre vitórias e derrotas, continuo firme na torcida pelo tricolor. Não resisto a ler notícias sobre o meu time e, pelo rádio do carro, muitas vezes me ligo nos programas esportivos.

Nos domingos bem que me esforço para não assistir aos jogos pela TV. Acontece que se o São Paulo vier a perder a noite de domingo está perdida.

Minha mulher, que é corintiana, diz que eu não passo de um bobo com essa história de ficar nervoso pelo tricolor. Respondo a ela que amor não tem explicação, é coisa que só acaba quando a gente morre. Aliás, corre o risco de não acabar se existir vida após a morte e pudermos acompanhar os jogos de lá.

Avante tricolor!

Escrito por Ayrton Marcondes

7 fevereiro, 2015 às 11:15 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta