Homem no espaço at Blog Ayrton Marcondes

Homem no espaço

deixe aqui o seu comentário

Li artigo em que o colunista declara a certeza de que o futuro da humanidade será fora da Terra. Não haverá como conter a necessidade de abandonar o planeta e o desenvolvimento da tecnologia tornará isso possível. Assim, teremos terráqueos vivendo em outros planetas, quem sabe uma sociedade avançada de nossos semelhantes adaptada às novas condições de existência.

Está para estrear o filme “Interestelar” no qual uma missão espacial viaja em busca de buracos negros enquanto o nosso planeta definha. A ideia de que a Terra possa se tornar incapaz de abrigar a humanidade não é nova, mas o perigo de isso possa acontecer é real. O descaso com o ambiente e as já perceptíveis alterações provocadas pelo mesmo descaso são reais. Assim, em “Interestelar” o que se vê é algo não de todo impossível: a busca do homem por um novo lar no Universo até mesmo com a perspectiva de recomeçara humanidade.

Entretanto, não é ficção o que está para acontecer na próxima quarta-feira quando ao sonda Rosetta tentará pousar suavemente na superfície de um cometa. A Rosetta chegará ao seu destino após longa viagem dado ter sido lançada em 2004. Em agosto passado a sonda entrou em órbita do cometa. Agora o módulo de pouso viajará de uma distância de apenas 3 km até a superfície. Os cientistas calculam em 50% a possibilidade de que a missão da sonda Rosetta tenha sucesso. Pode acontecer do módulo quicar e voltar ao espaço não se fixando. Nesse caso nada se poderá fazer dada a distância entre a Terra e o cometa: um sinal de rádio que parta da Terra leva 28 minutos para chegar ao módulo.

Os cientistas acreditam que o estudo dos cometas contribuirá para o entendimento da origem da Terra e a vida que nela existe. Sendo ricos em matérias orgânicas é possível que os cometas tenham trazido esse material ao nosso planeta durante colisões ocorridas em tempos primordiais. As moléculas orgânicas vindas do espaço teriam viabilizado o surgimento das primeiras formas de vida.

A cada dia progridem as interações com o espaço que nos cerca. A Terra vem dando sinais de esgotamento de seus recursos para os quais, infelizmente, não têm sido dada a verdadeira atenção. Caso a situação atual persista estima-se a ocorrência de graves problemas já no final deste século, entre eles o aumento de 2 graus na temperatura no planeta fato do qual advirão consequências. Diante disso a exploração espacial surge como opção viável. A explosão de uma nave de testes, recentemente ocorrida, para viagens ao espaço demonstra o interesse de sair da Terra mesmo que o viajante não seja um astronauta.

O futuro próximo nos dirá sobre o que está por vir.



Deixe uma resposta