A eletrônica na vida das crianças at Blog Ayrton Marcondes

A eletrônica na vida das crianças

deixe aqui o seu comentário

Fico embasbacado quando vejo a familiaridade das crianças com equipamentos eletrônicos. Um sobrinho que ainda não fez três anos mostra-se habilidoso no trato com o iPad, controles remotos e máquinas fotográficas. Imagino que na mente dele o mundo seja um lugar acionado por botões através dos quais se possa conseguir aquilo que se deseja. O fato é que o menino é capaz de ficar parado diante da TV assistindo a um filme de animação, palpitando vez ou outra sobre aspectos da trama.

Mas, o menino a que me refiro não é gênio ou superdotado. Hoje em dia as crianças têm acesso precoce a equipamentos dado que a maioria dos pais não impõe a eles nenhuma restrição nesse sentido. Aliás, a ocupação das crianças com equipamentos torna-se até interessante na medida em que estando ocupadas elas proporcionam bons momentos de folga a seus pais.

Ao que se saiba até agora não existem dados concretos sobre efeitos da invasão tecnológica no mundo das crianças. Isso quer dizer que a pergunta sobre mudanças na personalidade de futuros adultos criados sob forte influência de eletrônicos permanece em aberto. De todo modo a atual situação é preocupante dado o fato de que as crianças de hoje estarem sujeitas a um imaginário que pode distanciá-las da realidade.

Não deixa de ser curioso o fato de que presidentes de empresas de tecnologia limitem o tempo que seus filhos podem dedicar a produtos e serviços eletrônicos que eles mesmo vendem. Sempre citado é o caso do falecido Steve Jobs que depois do lançamento do iPad declarou que seus filhos ainda não o haviam usado. Jobs confessou que ele e a mulher limitavam a tecnologia que seus filhos podiam usar em casa.

Muitos presidentes de empresas de tecnologia têm comportamento semelhante ao de Jobs. O medo de que se viciem em tecnologia e que tenham acesso a conteúdos prejudiciais figuram entre os motivos da imposição de limitações.

Não conheço em nosso país recomendações no sentido de evitar o uso excessivo de tecnologia entre os mais jovens. Ao contrário, hoje em dia boas escolas apontam entre seus diferenciais justamente o acesso de seus alunos a recursos tecnológicos avançados. E chega a ser irritante a constatação de que a cada dia mais e mais jovens perdem horas em redes sociais ou presas a contatos diretos através de aplicativos dos seus smartphones.

Obviamente não se está a falar sobre a necessidade de retrocesso, retorno às origens ou o que seja. A informática com a internet é uma ferramenta e tanto em vários sentidos, útil em todos os segmentos humanos. O que preocupa é o uso indiscriminado de meios eletrônicos por pessoas em fase de formação. Afinal, por que pessoas responsáveis por empresas de tecnologia limitam o uso de aparelhos eletrônicos pelos seus filhos? Obviamente, essas pessoas estão alertadas quanto a perigos que talvez nos escapem no dia-a-dia.



Deixe uma resposta