Em torno dos clássicos at Blog Ayrton Marcondes

Em torno dos clássicos

com 2 comentários

Não se trata de música clássica, o assunto é futebol. Ouço de três pessoas que não assistirão e nem ouvirão pelo rádio os jogos decisivos de seus times neste fim de semana. As razões variam do mau desempenho de alguns jogadores, à decepção com resultados tidos como certos e falhas desnecessárias que resultam em gols.

Imagino essas pessoas no sábado e domingo, jogos correndo, fugindo de informações, tapando ouvidos para não ouvir foguetes, sofrendo de outro modo.

O futebol é paixão e como tal deve ser encarado. Enquadrado nessa categoria o que se espera do futebol é o mesmo de outras paixões: alegrias breves e decepções. Gritamos espasmodicamente nos gols dos nossos times, protestamos quando sofremos gols. As vitórias muitas vezes nos levam ao delírio, as derrotas estragam dias inteiros e afetam gravemente o nosso humor – existe algo pior que a gozação dos colegas de serviço?

Como acontece em relação a outras paixões, nem sempre somos capazes de explicar porque adotamos um determinado clube para torcer. Mas, uma vez escolhido, estabelece-se verdadeiro pacto de morte: é sob a sua bandeira e cores do time de nosso coração que vibraremos vida afora.

Não se pode fugir à paixão, faz parte do destino amar um esporte que nos faz sofrer. Mas que fazer se, por outro lado, ele nos trás prazeres imensos e grandes alegrias?

Não há porque negar, o futebol é um imenso ópio que torna a mais fácil a rotina dos nossos dias e confere magia a um mundo no qual são escassas as possibilidades de realização.

Escrito por Ayrton Marcondes

18 abril, 2009 às 11:43 am

com 2 comentários

Postado em Cotidiano, Esportes



2 Respostas para 'Em torno dos clássicos'

Subscreva aos comentários com RSS ou TrackBack to 'Em torno dos clássicos'.

  1. Parabéns pelo blog caro amigo. Para o meu trabalho, contar esta rara colaboração, será um grande prazer.

    A respeito destas nossas tão fortes paixões, que para alguns podem parecem coisas de gente louca, acho oportuno lembrar o Pessoa. Grande abraço inté

    “Minha loucura, outros que me a tomem.
    Com o que nela ia.
    Sem a loucura que é o homem.
    Mais que besta sadia,
    Cadáver adiado que procria?”

    Fernando Pessoa

    Milton

    19, 19America/Recife abril 19America/Recife 2009 às 9:47

  2. Caro Milton
    É verdade: sem a loucura que é o homem?
    Obrigado por ter visitado o blog. Pretendo mantê-lo ativo, se possível diariamente.
    Abração

    Ayrton

    Ayrton Marcondes

    21, 21America/Recife abril 21America/Recife 2009 às 17:51

Deixe uma resposta