Sofia Loren at Blog Ayrton Marcondes

Sofia Loren

deixe aqui o seu comentário

De repente Sofia Loren faz 80 anos e isso parece inacreditável. Como pode a maravilhosa Sofia Loren ter envelhecido? Mas, então, Sofia é de carne e osso como todos nós, os seus fãs de carteirinha?

Sofia Loren é inesquecível em vários de seus muitos papéis no cinema. Na figura de Sofia Loren plasmaram-se a bela mulher com a grande atriz que soube desenvolver as personagens que interpretou com sensibilidade e magia. Verdade que Sofia beneficiou-se de ter trabalhado com grandes diretores, entre eles seu marido Carlo Ponti.  Mas que resultados conseguiriam eles se não tivessem à mão uma atriz do porte de Sofia Loren?

Nunca poderei me esquecer do filme “Duas mulheres” no qual Loren interpreta uma mãe que leva a filha adolescente para uma região montanhosa, fugindo de Roma que está sendo bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial. Durante meses mãe e filha esperam a chegada das tropas aliadas que, entretanto, quando chegam, vêm acompanhadas por uma tragédia: durante o retorno a Roma mãe e filha são estupradas por soldados aliados marroquinos do exército francês. As cenas são pungentes, inesquecíveis. Depois disso a filha sofre um colapso mental.

Sofia Loren recebeu o Oscar de melhor atriz em 1962 pela sua atuação em “Duas mulheres”. Pela primeira vez a Academia de Hollywood premiava uma atriz trabalhando em filme falado em língua estrangeira. Sofia Loren alcançava, aos 28 anos de idade, o status de grande estrela do cinema mundial.

Quando se fala sobre Sofia Loren corre-se o risco de perder-se em divagações sobre os melhores papéis que desempenhou no cinema. Pura bobagem. Sofia sempre foi grande em tudo que fez, mesmo nos filmes mais simples. Que dizer, por exemplo, de suas atuações ao lado de Marcelo Mastroiani ( 12 filmes) que parece ter nascido para formar com ela par no cinema? E a Sofia Loren no tão criticado “A Condessa de Hong Kong” o filme de Charles Chaplin no qual trabalhou ao lado de Marlon Brando? E por aí vai.

Recentemente revi o episódio “A Rifa” que faz parte do filme “Bocaccio 70”. Impossível ao espectador não se deixar seduzir por Loren no papel de uma mulher que permite seja feita uma rifa cujo vencedor ganha o direito de passar algumas horas com ela. O perfil do ganhador que se recusa a vender o prêmio, embora as altas ofertas em dinheiro que lhe são feitas, e o desenlace inesperado do encontro toram “ a Rifa” um episódio divertidíssimo, espelho do machismo do homem de rua italiano.

Mas, o fato é que Sofia Loren faz nesta semana 80 anos. Essa senhora que nos olha detrás de seus óculos nas fotografias é mãe biológica de dois filhos e mãe por adoção de uma legião de fãs espalhados em todo o mundo. Eterna e maravilhosa Sofia Loren faz parte do imaginário do século XX no qual brilhou como estrela de grandeza maior.

Feliz aniversário Sofia Loren. Vida longa para o grande mito.

Escrito por Ayrton Marcondes

23 setembro, 2014 às 5:37 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta