Paulo Valentim at Blog Ayrton Marcondes

Paulo Valentim

deixe aqui o seu comentário

Paulinho Valentim

Estão falando sobre Paulinho Valentim. Um jornalista descobriu, morando em Buenos Aires, a mulher do Paulinho, a Hilda Furacão. Hilda tornou-se conhecida graças a uma série da TV Globo. Na vida real Hilda foi uma prostituta que atuava em Belo Horizonte onde ganhou fama. Depois conheceu Valentim e acabou casando-se com ele.

Paulinho Valentim foi um soberbo centroavante. Jogava no Atlético de Minas de onde foi transferido para o Botafogo do Rio, justamente por causa de seu relacionamento com Hilda que incomodava os mineiros. Também jogou na Argentina onde até hoje é ídolo do Boca Juniors. Andou pelo mundo com a sua Hilda e morreu esquecido e pobre.

Para mim Paulinho Valentim é muito mais que um nome do futebol do passado. Paulinho Valetim é aquele cara brigando no braço com os jogadores uruguaios no jogo entre as seleções do Brasil e do Uruguai no Campeonato Sulamericano de 1959. É, também o cara que entrou no segundo tempo e virou o jogo que até então era vencido por 1X0 pelo Uruguai. Valentim fez três gols inesquecíveis naquela noite. Ainda o vejo, correndo de um lado para outro no dial do rádio, marcando os gols que deram a vitória ao Brasil.

Obviamente, a emoção vivida no dia daquele jogo é intransferível. Mas, ei-la de volta agora quando se fala outra vez do grande Paulinho Valentim.

Era outro mundo aquele, no qual só o rádio existia para nos trazer os lances de uma batalha inesquecível. Paulo Valentim pertencia aquele mundo do qual aos poucos vamos nos despedindo. Mas, quem viveu aqueles momentos de emoção certamente não os esquece. Era o Brasil que fora campeão do mundo em 1958, lutando bravamente para suplantar seus tradicionais adversários.

Quanta saudade!

Escrito por Ayrton Marcondes

10 agosto, 2014 às 12:57 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta