O “Padrão FIFA” at Blog Ayrton Marcondes

O “Padrão FIFA”

deixe aqui o seu comentário

Se há uma coisa que a Copa do Mundo que agora se realiza deixará como herança aos brasileiros é o tal “Padrão FIFA”. Da noite para o dia a expressão foi incorporada ao linguajar do povo. É “Padrão FIFA” pra cá, “Padrão FIFA” pra lá e assim vai.

O diabo é que o “Padrão FIFA” passou a servir como referência. Comparações entre obras e serviços públicos disponibilizados para a população passaram a ter como referência de qualidade as exigências da FIFA para a realização da Copa no país. Comparam-se serviços oferecidos ao povo com as tais exigências. Pergunta-se por que as fortunas empregadas para atender à FIFA não foram utilizadas para melhorias nos atendimentos da saúde, nos transportes públicos etc.

Isso sem falar na bronca gerada contra a FIFA por submeter o governo do país a tantos vexames. Era de dar pena ver o esforço de autoridades de alto escalão ao acompanhar as terríveis vistorias da FIFA em obras para a Copa. Corria-se atrás da aprovação de dignitários da FIFA. Um país submetendo-se a exigências! Isso sem falar no desconforto pela circulação de notícias no mundo todo nas quais se dizia que a Copa talvez não fosse acontecer tal a bagunça existente no país que descuidara-se na organização para o grande evento.

Pois a Copa está acontecendo e dá para se dizer que tudo corre muito bem. Os aeroportos estão dando conta, o acesso aos estádios é satisfatório e esses mesmos estádios são bonitos de dar inveja. Mais que isso, a competição está boa com surpresas pelas atuações de equipes consideradas mais fracas. Que se diga: um sucesso.

A Copa vai acabar, mas o “Padrão FIFA” vai ficar porque está na boca do povo. Ontem chamei um pedreiro para contratar um pequeno serviço na minha casa. Ele analisou o problema e me disse quanto cobraria. Então perguntei se ia ficar bom. A resposta dele:

- Vai ficar “Padrão FIFA”. Comigo é tudo no “Padrão FIFA”.

Pode?

Escrito por Ayrton Marcondes

1 julho, 2014 às 12:44 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta