Acidentes aéreos at Blog Ayrton Marcondes

Acidentes aéreos

deixe aqui o seu comentário

Resgatados no Alaska restos mortais de passageiros e tripulantes de um avião militar que desapareceu em 1952. Seis décadas depois os restos mortais foram descobertos e a essa altura 17 corpos foram identificados. Agora as autoridades procuram pelos corpos das 35 pessoas ainda desaparecidas.

Seis décadas separam o desaparecimento da aeronave do momento em que, por caso, foram encontrados os destroços dela. Quanto ao que teria provocado o acidente e o modo como morreram tripulantes e passageiros ainda nada se sabe.

Pouco se fala nesses dias sobre o desaparecimento do Boeing da Malasya Airlines. Completam-se 100 dias desde que a aeronave simplesmente desapareceu não deixando rastros do trajeto que teria percorrido até cair. Em vão procuraram-se destroços no Oceano Índico. Não há indícios do que teria acontecido ao Boeing e aos 237 passageiros que haviam embarcado em Kuala Lampur com destino a Pequim. As buscas continuam e o mistério parece insolúvel.

Sempre tive medo de aviões. Há poucos dias embarquei no Aeroparque de Buenos Aires em voo com destino a São Paulo. Logo depois de decolarmos o comandante nos avisou de que passaríamos por zonas de turbulência. Já atingindo a altitude de 8000 metros fomos surpreendidos por uma queda do avião que perdurou por alguns instantes. Os passageiros assustaram-se. Alguns deles gritaram e vi pessoas rezando. Mas, logo a calmaria se restabeleceu e seguimos até São Paulo sem problemas.

Imagino o que possa ser estando dentro de um avião em queda livre. Não importa que tudo aconteça depressa porque cada segundo terá a duração de uma eternidade. O horror de se estar preso a uma condição para a qual não existe nenhuma saída é, seguramente, o pior tipo de horror. A caminho da tragédia inevitável que se passará pela cabeça daqueles que se descobrem perto da morte?

Aviões são meio seguro e rápido de locomoção. As estatísticas mostram ser mais seguras viagens de avião que as que realizamos com automóveis nas rodovias. Mas, essas informações em nada refrescam o temor em relação a viagens aéreas. Estar dentro de uma aeronave sem qualquer alternativa para evitar um acidente é algo de magnitude muito maior que a possibilidade de participar de outras tragédias nas quais talvez se tenha algum tipo de saída.



Deixe uma resposta