Começou a Copa at Blog Ayrton Marcondes

Começou a Copa

deixe aqui o seu comentário

Tem gente baixando o pau na cerimônia de abertura. Falam mal do tapete, dos dançarinos. Falam mal do índio que deveria aparecer nu. Falam mal da apresentação toda que seria resultado de tanta falta de preparação.

Acho que por ser tão patriota - coisa que vivo negando - adorei a cerimônia. Pois é, somos aquilo lá mesmo. Gente simples. Um país enorme com diversidade de costumes. País construído por gentes de ancestrais diferentes, mistura de culturas que por si só não se falam, mas se entendem como ninguém. Pais de frevo, atabaques, candomblé, Olodum, baianas girando com saias largas, matas virgens, rios imensos, enchentes. Pais de samambaias, arvoredos, pinheiros, matas fechadas, praias e mais praias. País tropical, país do samba, de mulher bonita, bumbuns saltitantes.

Pois tudo isso estava lá. Apresentando-se. Desnudando-se aos olhos do mundo. Certificando-os que assim somos nós.Com a simplicidade dos brasileiros. Fez-nos lembrar de nós mesmos. Mostrou-nos do jeitinho que somos, sem véus, sem efeitos especiais. Como bem somos nós, graças a Deus.

No campo o time fez o que pode. Ganhou com a falha do juiz que arranjou um pênalti que não houve. Mas, a rapaziada deu o sangue. E prometem melhorar. Essa turma vai crescer durante a Copa, acertar-se no jogo. Potencial eles têm. E cá entre nós: as gentes brasileiras merecem essas alegrias.

Do que não gosto é de tantos reparos. O Brasil tem críticos em demasia. Sobra gente para meter o pau em tudo. Na Copa de 58 um jornalista criticou tanto o time após a consagradora vitória contra a Suécia que quase foi linchado quando chegou aqui. Merecia. Mas, ficou no quase.

Deixem para os estrangeiros a pauleira. Agora que a Copa começou é hora de nos unirmos, ainda que falem tão alto as nossas diferenças e ressentimentos. Você não é nenhum inglês ou argentino, então pare falar tão mal do Brasil.

Escrito por Ayrton Marcondes

13 junho, 2014 às 11:19 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta