Kapteyn b at Blog Ayrton Marcondes

Kapteyn b

deixe aqui o seu comentário

Desconfio que a permanente investigação do espaço não seja apenas motivada pela curiosidade científica ou possibilidade de descobertas cientificamente importantes. Nesse caso existe sempre uma boa pitada de interesse sobre a existência de vida fora do nosso planeta. Não entra na cabeça dos terráqueos que só aqui a vida tenha se manifestado, surgindo a civilização que hoje conhecemos. Teremos ou não alguns irmãos vivos perdidos na imensidão do Cosmos?

Não há semana em que os jornais não façam referência a algum tipo de pesquisa espacial. Trata-se de um encantamento diante do desconhecido, sentimento poderoso que não se pode domar. O homem quer saber sobre a existência de outro homem, ainda que desconhecido. Além do que a Terra foi se tornando pequena nos últimos decênios. Hoje em dia com a facilidade dos transportes aéreos o mundo parece ter encolhido. Pode-se chegar a qualquer ponto do planeta após algumas horas de voo, fato que contribuiu para a redução do mistério diante do desconhecido.

Agora chega a notícia de que os cientistas descobriram o planeta Kapteyn b. Localiza-se o planeta descoberto a 13 anos-luz da Terra e orbita em torno da estrela Kapteyn cujo diâmetro é 30% inferior ao dos Sol. O planeta descoberto é mais velho que a Terra: estima-se que sua idade seja de cerca de 10 bilhões de anos. Além disso, Kapteyn b tem cinco vezes a massa da Terra. Mas, o principal é que Kapteyn b reúne condições para a existência de vida pois recebe a quantidade certa de radiações para permitir a presença de água no estado líquido.

Eis aí um sistema completo para que nele surja - ou tenha surgido vida - nos moldes darwinianos que aceitamos tenham acontecido na Terra. Nos 10 bilhões de anos pode bem ter acontecido o surgimento e até esmo o desaparecimento de vida em Kaptein b. Ou, em hipótese remota, talvez o planeta seja habitado, fato que atiça a curiosidade dos cientistas.

Por enquanto a existência de extraterrestres pertence ao mundo da ficção. Embora relatos de contatos visuais com óvnis sejam comuns até hoje não se conseguiu prova definitiva de que seres de outras regiões do espaço tenham vindo até aqui só para dar uma olhada lá de cima sem fazer qualquer contato. Do espaço o que mais se teme é a aproximação de algum asteroide capaz de colidir com a Terra. A recente confirmação de que um grande asteroide caiu na Terra, fazendo levantar uma nuvem de poeira que impediu a chegada dos raios solares e causando o desaparecimento dos grandes répteis é aterradora.

Não sei se acontece a você vez ou outra observar o céu em noites sem nuvens. A imensidão incomoda. Ela faz pensar sobre quem somos e a nossa pequenez. Entretanto, a imensidão é fascinante. Ela nos faz sentir vivos, partes integrantes de um monumental sistema cujas ligações e reais dimensões nos escapam.

O universo é magnífico. Talvez um dia venhamos a saber se na imensidão que nos cerca existem outros seres dotados de vida.

Escrito por Ayrton Marcondes

4 junho, 2014 às 11:37 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta