Pais e filhos at Blog Ayrton Marcondes

Pais e filhos

deixe aqui o seu comentário

Quase nada há para se acrescentar quando o assunto é a relação entre pais e filhos. Esse “quase nada” seria mesmo apenas “nada” não fossem as ações despropositadas de pais criminosos que chegam ao cúmulo de matar diretamente ou se envolver na morte de seus filhos. Agora mesmo corre um caso acontecido no Rio Grande do Sul onde o menino Bernardo foi assassinado pela madrasta, havendo dívidas sobre a participação do pai.

Filho é filho e ponto final. É assim, também, entre os animais. Nesta semana uma girafa deu à luz a uma girafinha num zoológico dos EUA. A foto da mãe carinhosa, encostando a cabeça na filha emociona. Agora o zoológico inicia uma campanha pedindo sugestões de nomes para serem dados à girafinha. Uma graça.

De Saigon, Vietnam do Sul, chega a notícia de ex-soldado norte-americano à procura de filho que teve com uma jovem vietnamita. Fica-se sabendo que ao final da retirada dos EUA do Vietnam soldados deixaram muitos filhos resultantes de suas relações com mulheres locais. Essas crianças não eram bem aceitas pelos vietcongs dado serem filhas do inimigo. Eram levadas por parentes para viver em florestas até as coisas esfriarem. Quanto ao ex-soldado ele pretendia se casar ao final do conflito, mas inesperadamente se viu retirado do país. Depois disso nunca mais soube da namorada, nem do filho que não chegou a ver nascer.

Passados 40 anos o ex-soldado finalmente localizou o filho que fora trazido aos EUA e criado por pais adotivos. Consta que muitos dos soldados que combateram no Vietnam retornaram aquele país em busca de seus filhos, havendo casos de reencontro.

Na ligação entre pais e filhos existe algo que ultrapassa os limites da compreensão. Trata-se do amor em sua forma mais pura. Brigas e discussões sempre são permeadas por recaídas de afeto. Por essa razão não dá para concordar quando se taxa como animal o comportamento de pais que matam seus filhos. O fato é que nem entre os animais esse comportamento é comum. Quem dúvida que observe os cuidados que os pássaros têm com os filhotes, trazendo comida que introduzem em seus bicos. Ou um casal de leões cercados pelos leõezinhos.

Enfim, a vida é bela.



Deixe uma resposta