Poesia X prosa at Blog Ayrton Marcondes

Poesia X prosa

deixe aqui o seu comentário

Sempre fui fã de lutas de boxe. Acho incrível o fato de hoje dispormos no YouTube de vídeos das lutas de grandes campeões do passado como Joe Louis e Sugar Ray Robinson.

Gosto de boxe, mas não posso dizer o mesmo em relação ao UFC. Acho as lutas de UFC de violência desmedida. É sangue para todo lado. Aquela última luta do Anderson Silva foi terrível. O que aconteceu à perna de Anderson depois do chute que deu em seu adversário ultrapassa qualquer limite de competição esportiva. Agora publicaram na internet um vídeo mostrando o sofrimento de Anderson sob outro ângulo. Coisa terrível, dor inenarrável provocada por uma fratura exposta.

Mas, existem outros tipos de disputas não catalogadas no terreno esportivo. É o caso do embate entre poesia e prosa, cada um desses terrenos com seus fervorosos adeptos. Há quem prefira a poesia, outros preferem a prosa, havendo muita gente que se delicia com a fruição dos dois tipos de literatura. Entretanto, nem sempre a discordância entre aqueles que preferem um ou outro tipo de texto acaba bem.

Afinal, o que é superior, a poesia ou a prosa? Pois ocorreu que um ex-professor russo, adepto da poesia convidou a jantar um amigo que via superioridade nos textos em prosa. A discussão entre os dois foi acalorada, cada um defendendo e valorizando a sua preferência. Até que os dois contendores chegaram às vias de fato, infelizmente com desfecho trágico: o ex-professor esfaqueou o amigo amante da prosa e matou-o.

Consta que depois de assassinar o amigo o professor escondeu-se, mas foi capturado e preso. Também se divulga que os dois contendores haviam consumido muito álcool até o momento do trágico desfecho.

De minha parte, caso fosse solicitado a escolher, optaria pela prosa. Não que não goste de poesia, mas confesso que minha sensibilidade e fruição a textos de grandes poetas deixam a desejar. Encontro-me melhor nos textos em prosa, mas, nem por isso, chegaria ao limite de alimentar discussão com alguém favorável a poesia. Vai que no meio da discussão surge uma faca, um punhal, e eis que poderei me transformar em notícia da sessão de crimes.

Escrito por Ayrton Marcondes

31 janeiro, 2014 às 7:00 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta