Descobrindo a América at Blog Ayrton Marcondes

Descobrindo a América

deixe aqui o seu comentário

Não sei se ainda se usa a expressão “descobriu a América”.  Quando alguém chega a uma conclusão óbvia diz-se que ele descobriu a América. Enfim, para descobrir a América bastava justamente ter pensado naquilo. Entretanto, à margem da expressão pode-se dizer que muita gente descobriu a América após o feito de Colombo em 1492. E não devemos nos esquecer de descobridores mais específicos como esses que se contentaram em descobrir apenas o Brasil o que nos leva a concluir que Cabral não está sozinho na glória de seu descobrimento.

Um dos descobridores do Brasil foi esse inglês chamado Ronald Biggs que morreu ontem aos 84 anos de idade. Biggs tornou-se celebridade - popular em outros termos - por justamente agir de modo contrário ao exigido de todos os cidadãos. Em 1963 ele participou de um espetacular assalto a um trem pagador na Inglaterra. A quadrilha logrou parar o trem durante a madrugada e roubar 120 sacos cheinhos de libras esterlinas. Depois, esconderam- se numa fazenda mas, deixaram tantas pistas que acabaram sendo presos. Biggs conseguiu escapar da prisão, mandou-se para alguns países incluindo a Austrália. Só depois disso veio aportar na terra verde-amarela em que tudo dá.

O descobrimento do Brasil por Ronald Biggs se deu de forma muito simples: aqui ele se casou com uma brasileira que deu a ele um filho. Com isso passou a não poder ser extraditado, vivendo livre, leve e solto no país dentro dos conformes da lei. Tornou-se famoso, muito conhecido, quiçá admirado pelo golpe que deu e pela sua sagacidade. Assim, Biggs viveu uma boa vida no Brasil até que a poucos anos decidiu voltar à Inglaterra onde foi imediatamente preso. Mas, por ter adoecido acabou sendo libertado de modo que morreu na condição de homem livre.

Biggs é noticia. Hoje a notícia da morte dele é dada com destaque nos meios de comunicação. Eis aí um caso de ladrão que deu certo. Mas, o lado curioso dessa história toda é que, ao que se saiba, o dinheiro do assalto ao trem pagador nunca foi encontrado. Será?

Não custa lembrar de que o filme “Assalto ao trem pagador” do diretor Roberto Farias não tem nada a ver com essa história. Realizado em 1962 o filme brasileiro recebeu vários prêmios e representou o Brasil no Oscar daquele ano.

Escrito por Ayrton Marcondes

18 dezembro, 2013 às 1:19 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta