O 15 de novembro at Blog Ayrton Marcondes

O 15 de novembro

deixe aqui o seu comentário

Terão sido a queda do Império e a proclamação da República acontecimentos fortuítos? Os historiadores são unânimes em apontar o desgaste do Império como causa natural de seu fim. Tragédia anunciada,portanto, de vez que o governo de Pedro II já não atendia às necessidades do país. As velhas instutuições imperiais já não faziam frente à demanda de negócios e interesses de um país que a todo custo precisava romper com o atraso.

Entretanto, os fatos que culminaram com a queda do Império tiveram muito de improviso. Embora a crescente propaganda republicana estivesse em curso os civis não dispunham de força e meios para provocar o fim do Império. Valeram-se do exército que se tornara expoente após a Guerra do Paraguai.

No 15 de novembro o Marechal Deodoro da Fonseca estava acamado. Benjamim Constant, ídolo dos estudantes da Escola Militar, visitou Deodoro em sua casa, colocando-o a par da boataria do dia. Foi assim que Deodoro decidiu-se a ir ao Campo de Santana onde tropas revoltosas situavam-se à frente do prédio onde o Ministro Ouro Preto reunía-se com membros do Ministério. De grande importância foi a recusa do ajudante-de-general Floriano Peixoto de atacar as tropas no Campo de Santana. Entendia ele que lá fora estavam soldados de um mesmo corpo contra os quais seria impossível confrontar-se. Foi assim que, sem encontrar resistência, Deodoro entrou no prédio e depôs o ministério Ouro Preto, último da monarquia.

A República só seria referendada numa sessão pública realizada horas depois. Ao amanhecer do dia 15 de novembro não se sabia nas ruas sobre a queda do Império o que motivou o comentário de que a população recebeu bestializada a notícia. Na ocasião D. Pedro II estava em Petrópolis e voltou ao Rio para entender- se com os republicanos. Mas, a essa altura a República já se tornara irreversível.

Seguiu- se a triste saída da família imperial do Brasil, embarcada à noite para evitar qualquer tipo de protesto. Pedro II deixava o país que amara e governara durante 50 longos anos. Morreria alguns anos depois na Europa, causando espécie a simplicidade com que vivera no continente europeu. Fechava-se um ciclo na história do país que experimentaria toda sorte de confrontos políticos daí por diante.

Foi assim



Deixe uma resposta