Insetos são iguarias at Blog Ayrton Marcondes

Insetos são iguarias

deixe aqui o seu comentário

Você já viu uma correição-formiga? Trata-se de uma expedição da qual participam milhares de formigas carnívoras. Elas marcham em bloco, verdadeiro lençol negro que avança devorando tudo o que encontram pela frente. Na que presenciei as formigas ocuparam um gramado e o desespero dos animais que encontraram no caminho era visível. Insetos, aranhas, gafanhotos e até sapos pulavam loucamente, tentando escapar à fúria da massa negra e corrosiva que seguia em frente sem que nada pudesse impedi-las.

Formiga é um bicho danado, todo mundo sabe disso. Num prédio onde morei houve sério problema com a fiação porque as formigas infiltraram-se nos conduítes. As formigas são organizadas, trabalham muito, cada uma tem a sua função dentro da sociedade em que vivem.  Tipo do bicho cuja população  só cresce.

Policarpo Quaresma, o personagem de Lima Barreto, deu-se mal em seus empreendimentos agrários por conta das pragas, destacando-se a saúva.  Aliás, a saúva sempre foi ameaça para a agricultura daí ser tão combatida. Entretanto, eis que não mais que de repente o mundo se volta para a alimentação com insetos. Formigas, gafanhotos e outros insetos assumem a condição de iguarias, sendo também valorizados pelo alto teor proteico que conferem  à alimentação humana.

Está na “Folha de São Paulo” de hoje longa entrevista de um repórter que andou pelo mundo experimentando pratos com insetos. Ao ler fica-se sabendo, por exemplo, que a saúva do Amazonas é uma iguaria dado o seu sabor incrivelmente bom.

Sempre olhei com certo enjoo aqueles pratos de cozinhas orientais dos quais fazem parte insetos. Sinceramente, essa coisa de comer formigas, cigarras e sei lá o que mais não me convence. Vi muita gente se deliciar ao ingerir formiga-içá, fêmea cujo abdômen avantajado tem lá seu sabor quando consumido frito em óleo. Consta que Monteiro Lobato atribuía status de caviar à farofa de içás. Índios comem insetos e as formigas se constituem em tira-gosto apreciado em várias partes do país.

Talvez se um dia tudo der errado no mundo só nos restem os insetos como fonte alimentar. Não me lembro de onde li, mas alguém escreveu que se um dia o mundo acabar e restar apenas uma árvore ressequida, sobre um de seus galhos estará um inseto. Eles são os seres mais numerosos do mundo e acredita-se que sobrevivam à presença do homem no planeta.

Escrito por Ayrton Marcondes

5 junho, 2013 às 11:35 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta