A tuberculose mata at Blog Ayrton Marcondes

A tuberculose mata

deixe aqui o seu comentário

Em menino vivi sob o estigma do perigo da tuberculose. Morávamos numa cidadezinha próxima de Campos do Jordão onde existiam vários sanatórios. Eram os tempos em que se valorizava a importância do ar puro para tratamento da tuberculose. O esquema tríplice de tratamento tornou dispensável a permanência de tuberculoses em ares montanhosos.  Os sanatórios fecharam e no lugar de alguns deles passaram a existir luxuosos hotéis.

O nosso trajeto até Campos do Jordão era feito através de bondes da estrada de ferro. Subiam os bondinhos, lentamente, a serra, fazendo paradas nas estações intermediárias. Não era incomum que nos bancos viajassem pessoas tossindo. Eram tuberculosos que iam a Campos buscar tratamento para a sua doença.

Conheci vários tuberculosos e, ao tempo em que estudava no ginásio, cruzei com muita gente emagrecida, tossindo e escarrando. Minha mãe me recomendava distância e cuidado para que não fosse contaminado pela bactéria causadora da tuberculose.

Naqueles tempos muita gente se mudava para Campos por conta da tuberculose. Campos não era nem de longe o ponto turístico badalado que é atualmente. Era a cidade da tuberculose, dos sanatórios.  Passaram-se muitos anos para que a tuberculose fosse esquecida e o bairro de Capivari se tornasse o notável polo turístico que hoje atrai tantos visitantes.

Hoje em dia fala-se sobre a tuberculose como doença que já não existe. Trata-se de um grande erro. A doença continua ativa e as estatísticas mostram que 1,4 milhão de pessoas morrem anualmente, no mundo, de tuberculose. Domingo passado foi o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e a OMS (Organização Mundial de Saúde) chamou a atenção sobre o problema.

A tuberculose é causada pela bactéria conhecida como Bacilo de Kock. É transmitida de pessoa a pessoa enquanto o doente fala, tosse ou espirra. Qualquer pessoa pode ser contaminada embora sejam mais suscetíveis os desnutridos e os que vivem em más condições sociais. A doença afeta os pulmões, mas pode atingir outros órgãos. Os sintomas são tosse, febre, fraqueza, emagrecimento e suores noturnos. O diagnóstico se faz pela comprovação da presença do bacilo no catarro. Quando alguém está doente é muito importante que seus parentes e pessoas próximas a ele sejam examinados.

A prevenção da tuberculose é feita através da vacinação. A vacina BCG é obrigatória para crianças de até 1 ano de idade. Pessoas doentes devem seguir o traimento, lembrando-se sempre que a tuberculose tem cura.

Escrito por Ayrton Marcondes

25 março, 2013 às 8:24 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta