Não é preciso um Super-Homem at Blog Ayrton Marcondes

Não é preciso um Super-Homem

deixe aqui o seu comentário

Entre os heróis que sempre admirei o Super-Homem ocupa lugar especial. O cara é capaz de voar nisso tornando real o sonho de milhares de seres humanos. Quantas vezes observamos com alguma inveja o voo dos pássaros, a rapidez com que se deslocam de um lugar a outro? Pois o Super-Homem se iguala aos pássaros. A essa qualidade acrescenta sua formidável força. Não foi ele quem fez o tempo voltar, fazendo a Terra girar ao contrário? Pois o Super-Homem tudo pode porque ele é de fato “super”, um herói de verdade cuja única fraqueza é a possibilidade de contato com a kryptonita, material que esgota as suas forças.

Mas, o Super-Homem só é “super” porque ele não é da Terra. Seu pai, Jor-EL, conseguiu tirá-lo de Krypton momentos antes desse planeta explodir, colocando fim na civilização kryptoniana. E a nave que trazia o menino foi cair justamente no quintal do casal Kent que o criou e deu a ele o nome de Clarck Kent.

Todo mundo conhece essa história e seus desdobramentos em milhares de tiras de gibis e filmes que arrastaram multidões aos cinemas para divertir-se com as aventuras do herói. Aliás, um herói perfeito e como deva ser, inclusive com a citada fraqueza que serve à exploração de seus inimigos entre os quais se destaca o inominável Lex Luthor.

O Super-Homem é um indivíduo medularmente bom, desses cujas ações visam apenas o bem. Ele protege o mundo, interfere em catástrofes, evita acidentes, combate tenazmente o crime. Mas, por que gostamos tanto dele, por que ficamos sentados em cinemas, olhos pregados na tela, assistindo a uma trama que sabemos irreal?

Acontece que o Super-Homem encarna a solução impossível para graves problemas contra os quais nada conseguimos. Daí deixarmo-nos levar por histórias nas quais o mundo é salvo e nossas vidas transcorram em segurança.

É a violência diária, estúpida e fora de controle que nos faz sonhar com o aparecimento de um super-herói capaz de devolver as coisas aos seus devidos lugares. Um super-herói capaz de vencer o crime e colocar os criminosos atrás das grades e por muito tempo. Entretanto, sendo isso impossível o jeito é torcer para que as nossas leis sejam mudadas e gente muito perigosa não seja favorecida por benefícios que os devolvam às ruas em pouco tempo. Só assim a guerra civil em andamento nas nossas ruas poderá ter fim e os cidadãos usufruirão de seus direitos e liberdades.

Se é impossível que tenhamos o Super-Homem pelo menos devemos exigir daqueles em quem votamos mudanças nas leis acarretando punições severas para criminosos responsáveis por tanta dor no seio de nossas famílias.



Deixe uma resposta