Passagem de asteroide at Blog Ayrton Marcondes

Passagem de asteroide

deixe aqui o seu comentário

Acho lindas, mas não gosto muito de ver fotos da Terra tiradas do espaço. O mundo visto de fora informa-nos não só sobre a nossa pequenez pessoal, mas também a do planeta em que vivemos quando temos por perspectiva o universo.

Um astronauta que está na Estação Espacial Internacional tem publicado fotos impressionantes da Terra. Oceanos, continentes, cidades, cordilheiras e outras regiões do planeta surgem aos nossos olhos como se olhássemos para nós mesmos sem que não nos conhecêssemos. A grandeza do mundo em que vivemos parece sucumbir diante da aparente fragilidade da Terra, planeta em órbita como tantos outros corpos celestes nos quais imaginamos possa existir vida.

A sensação de fragilidade aumenta quando descobrimos estar a Terra exposta a acidentes provocados por colisões com meteoros, asteroides, cometas etc. Hoje mesmo um asteroide cujo diâmetro é de 45 metros passará perto da Terra. Ontem um meteoro caiu em território russo provocando grande explosão que causou danos a uma cidade situada a 80 Km do lugar onde se deu a colisão. Estilhaços de vidraças e outras ocorrências feriram quase mil pessoas, estando algumas em estado grave.

Há pouco tempo noticiou-se que meteoros passam com alguma frequência perto da Terra daí a necessidade de aprimoramento de aparelhos que permitam identificá-los. A ideia é a de desenvolvimento de meios que permitam a destruição de corpos celestes que possam atingir a Terra, evitando-se catástrofes de grande monta.

Falar sobre o espaço e seus perigos leva-nos a pensar no quanto estamos aqui “dentro”, voltados ao nosso próprio umbigo. Ontem a Coréia do Norte explodiu bomba de material nuclear, alarmando o mundo porque talvez em breve o país possa dispor de armas atômicas capazes de atingir os odiados Estados Unidos e a Coréia do Sul. Considerando-se as crises econômicas, as guerras e as rusgas existentes entre governos e povos irreconciliáveis é de se perguntar como ficariam as coisas se de repente descobríssemos uma ameaça frontal ao nosso planeta vinda do espaço. Será que pelo menos por um momento os seres humanos se uniriam diante da ameaça de destruição total?

Mas, o melhor é não pensar muito e deixar pra lá. O asteroide vai passar perto ainda hoje e os cientistas garantem que não nos ameaça. Daqui a alguns dias o meteoro que caiu na Rússia terá sido esquecido e tudo continuará como dantes no quartel de Abranches. Tudo em conformidade com o modo de ser dos seres humanos.



Deixe uma resposta