Por um triz at Blog Ayrton Marcondes

Por um triz

deixe aqui o seu comentário

Você já escapou a um acidente por um triz? Sabe aquela coisa terrível da qual alguém se livra por milésimos de segundos? Um segundo além e você estaria no lugar exato onde teria sido atingido por uma bala perdida. Mas será a isso que chamam de sorte? Quer dizer que algumas pessoas têm sorte, outras não? Ou no fundo tudo não passa de acasos, coincidências etc.

Um sargento de 33 anos de idade se casa. Na festa que se segue à cerimônia ele tropeça e cai. Acontece que ele carregava no bolso da calça um copo que se quebra no momento da queda. Os cacos de vidro cortam a veia femoral do sargento, a hemorragia é grande e ele morre. Sorte? Azar? Acaso?

Casa pessoa tem um código de entendimento quanto ao que pode lhe ocorrer. Você diz: isso que aconteceu ao sargento não ocorreria comigo. Não? Quem pode saber? A verdade é que acontecimentos inesperados acontecem diariamente. Aqui mesmo, na cidade onde moro, há uma avenida onde se formam filas de carros quando o sinal de trânsito fecha. Refiro-me especificamente a essa avenida porque, semana passada, dois rapazes abordaram um carro e exigiram do motorista que entregasse a eles carteira,  dinheiro, enfim o que tivesse consigo. O motorista era um idoso e, assustado, confundiu-se ao pegar seus pertences. Ia entregá-los, mas não teve tempo porque um dos bandidos atirou na cabeça dele, matando-o. Na reportagem sobre o crime uma testemunha comentou o fato de ter sido justamente aquele carro, entre tantos, o escolhido pelos bandidos. Era como se a morte estivesse na esquina, esperando pela pessoa à qual deveria dar cabo naquele instante.

Sempre penso que a sorte me favorece em momentos difíceis, embora não acredite em sorte. Trata-se de um pensamento mágico. Não tenho medo de acidentes aéreos porque tenho certeza de que não morrerei em acidente. Ontem mesmo, a bordo de um avião, fiquei muito tranquilo durante longo período de turbulências. Claro que as minhas certezas não passam de bobagens, mas o fato é que me fio nelas, sinto-me protegido por elas.

Não imagino qual seja a sua opinião sobre esse tipo de assunto. De tudo fica a impressão de que para algumas pessoas as cosias não costumam dar certo. Conheci uma mulher que garantia a existência de gente que atrai desgraças. Ela citava pessoas que passaram por desgraças em série e concluía dizendo que isso de modo algum poderia ser atribuído ao acaso.

Sobre o sargento que se acidentou e morreu durante a festa de seu próprio casamento fica a interrogação. Que estranha conjunção entre alegria e tristeza cercava a vida desse homem? Entre mil e tantas oportunidades de que algo de terrível pudesse suceder a ele por que justamente o acidente fatal em meio a um momento de festa e realização pessoal?

A vida é estranha.

Escrito por Ayrton Marcondes

20 novembro, 2012 às 3:05 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta