A religião na política at Blog Ayrton Marcondes

A religião na política

deixe aqui o seu comentário

Estamos bem longe dos radicalismos observados nos países islâmicos, nem por isso livres dos entrelaçamentos das religiões com a política. Por aqui não se cometem atentados, não se matam embaixadores e não se cometem outros crimes em nome da defesa da fé ultrajada. Entretanto, não deixa de causar espécie o embate entre igrejas provocado pela realização das próximas eleições municipais na cidade de são Paulo.

A quem atribua a culpa ao Russomano até ontem um azarão em quem ninguém apostaria para vencer e tornar-se prefeito da capital. Ligado às igrejas evangélicas Russomano tem recebido delas apoio fato que levou a igreja católica a pregar contra ele. De repente a eleição para o cargo de prefeito da capital transforma-se em motivo para que as igrejas passem a medir forças, recomendado a seus fiéis em quem votar  - ou contra quem - no dia 7 de outubro.

Do que muita gente se esquece é de que a culpa por esse imbróglio na verdade é dos partidos PSDB e PT cujas faces já não convencem ninguém, o primeiro repetitivo, sem novidades, o segundo acusado de corrupção conforme vai se vendo com a evolução do julgamento do mensalão. Diante disso Russomano surge como alguém fora do esquema que cai no gosto popular e ameaça ser mesmo eleito exceto se algo muito grande vier a interromper a ascensão dele nas pesquisas.

Ainda bem que não voto na capital. Imagino o que deve se passar na cabeça do eleitor consciente diante de escolhas tão contraditórias. Mas, o pior, pior mesmo, é que enquanto os candidatos se engalfinham em acusações recíprocas, a cidade e seus problemas vão sendo esquecidos. Chavões, promessas, discursos de efeito são proferidos sem que tenham força para sensibilizar os eleitores mais interessados na solução de problemas que tornam a vida na capital senão inferno, pelo mesmo purgatório. Que o digam as ruas escuras, o trânsito infernal, a insegurança, os problemas da periferia etc.

Mas, afinal, a eleição para prefeito da capital se enquadra na escolha do melhor administrador ou se trata apenas de questão de fé?



Deixe uma resposta