Medalha de Ouro at Blog Ayrton Marcondes

Medalha de Ouro

deixe aqui o seu comentário

Ouvi pelo rádio entrevista do ministro dos Esportes, Sr. Aldo Rebelo. Falava ele de Londres, relatando a emoção pela conquista da medalha de ouro pela judoca brasileira Sarah Menezes.  Lembrava o ministro a origem simples da judoca, natural do Estado da Paraíba, uma brasileirinha como tantos. Nela via o ministro um exemplo da capacidade de superação dos brasileiros dado que a judoca lutara contra adversários que são os melhores do mundo. Por fim confessava o ministro a grande emoção de ver a bandeira do país ser erguida e a execução do hino nacional em terras inglesas.

Excetuando-se o futebol conquistas esportivas de âmbito internacional são raras entre os brasileiros. De fato são poucos os ídolos do país praticantes de modalidades esportivas diferentes do futebol. Nas décadas de 50 e 60 do século passado Eder Jofre, no boxe, e Maria Ester Bueno, no tênis, entraram para a história esportiva do país graças às suas memoráveis conquistas.  Só anos depois vieram as grandes carreiras de Emerson Fitipaldi e Ayrton Sena, no automobilismo, e de Guga, no tênis. Isso sem falar em poucas medalhas conquistadas em olimpíadas por velejadores, judocas, atletas, nadadores e praticantes de outros esportes.

O Brasil tem pela frente difícil período na área esportiva. Sem falar sobre as obras preparatórias para a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016 o país dispõe de pouco tempo para o preparo de seus atletas no sentido de que venham fazer a figura esperada de donos da casa nas futuras competições. No caso das Olimpíadas de 2016 urge o estabelecimento de planejamento nacional no sentido de estímulo ao esporte criando, assim, condições para que os nossos representantes possam competir em igualdade de condições com atletas de todo o mundo. Entretanto, é difícil acreditar que todo o atraso e falta de investimentos na área esportiva se resolvam nos quatro anos que nos separam das próximas olimpíadas.

Mas, tem razão Aldo Rebelo ao falar sobre a emoção de ver aquela mocinha de Teresina subir no pódio para receber a medalha de ouro. Desacostumados a tanto, vimos nela a nossa representante ideal , síntese dos brasileiros. Ao ver o rosto firme da moça no momento da execução do hino nacional do país pudemos imaginar o esforço, a luta dela contra as adversidades e a determinação que a conduziram à medalha de ouro. Parecia estar ela ali para lembrar-nos de que poderemos, sim, vir a ser bem sucedidos na área esportiva igualando-nos em resultados a outros países, afinal força, talento e criatividade para isso não nos faltam.



Deixe uma resposta